Segmento da Beleza em Alta em São José dos Pinhais
terça, 29 de março de 2022
O cenário estético está em franca expansão e, prova disto, são os 2165 estabelecimentos (Sebrae 2021) existentes em São José dos Pinhais, um número surpreendente.
O brasileiro, mesmo em épocas de crise nas quais precisa economizar um pouco mais, não deixa de investir na aparência e bem-estar. Prova disso, são os dados do IBGE (IBGE 2013), o brasileiro gasta mais com estética, beleza e bem-estar se comparado com alimentação.
Cada vez mais tecnológico, o mercado de HPPC (Higiene pessoal, perfumaria e cosméticos) vem se mostrando um terreno fértil para a criação e a validação de várias ferramentas e comportamentos. E uma das mais fortes tendências nessa área é a confirmação de um consumidor ultra exigente.
A experiência de compra passa a ser totalmente integral. O mix entre compra digital (facilidade e comodidade para achar o produto e fazer pesquisas sobre ingredientes de última geração, utilização e preço), realidade virtual (vivenciar o produto) e presença no ponto de venda (experimentar e ver se o produto é realmente o que se espera) ganha uma importância nunca antes vista. Pode-se aqui abrir um grifo: que isso serve para produtos e serviços de beleza e estética, que usam os canais digitais para a formação de opinião. O empresário precisa afinar sempre essa relação para que o valor seja percebido e suas vendas aumentem.
Como desafios deste segmento, podemos citar:
1 - Alta Concorrência
A concorrência que surge desse crescimento é uma via de mão dupla. O primeiro lado é que, todos procuram se sobressair e trazer destaque para o seu negócio. O melhor caminho para isso é melhorar seus serviços. Trazer qualidade junto a uma boa experiência para o cliente, isso é fundamental para estar à frente.
Por outro lado, segundo dados do SEBRAE, cerca de 500 mil estabelecimentos no setor de salões de beleza e clínicas de estética fecharam no Brasil em 2018. Estes dados nos dizem que lutar por um espaço na área é um grande desafio e para não ter problemas graves é preciso ter estrutura.
2 - Padrões de Qualidade Elevados
Todas as empresas precisam oferecer produtos e serviços que até mesmo ultrapassem as suas expectativas. Porém, no ramo da estética, os padrões precisam ainda mais ser elevados. Trabalhar com a beleza vai além do físico, é importante para o emocional também. Por isso, todos os tratamentos devem ser feitos com o máximo respeito e atenção. Um bom profissional precisa estar atento sempre, para que todos os procedimentos sejam entregues com esmero e os(as) clientes se sintam muito bem acolhidos(as).
3 - Alto investimento
Para manter os altos padrões, é preciso investir em equipamentos e produtos de excelente qualidade, o que exige um desenvolvo significativo, principalmente para as empresas que estão começando. Nas clínicas de estética, uma das maiores economias é o aluguel de equipamentos. Prática perfeita para manter os altos padrões de qualidade junto a redução de gastos.
É preciso entender os investimentos e, principalmente, quais sãos as estratégias que devem ser adotadas para se conseguir economizar e mesmo assim manter a qualidade.
Quando analisamos as oportunidades do setor, percebemos que são infinitas e aqui você vai conhecer algumas:
Oportunidade 1: Diversidade nos segmentos
No ramo da beleza estão incluídos salões de beleza, clínicas de estética, manicure e pedicure, spas, consultoria de beleza, lojas de cosméticos, barbearias e outros.
Alguns segmentos podem se unir a outros possibilitando uma expansão do seu negócio. Um exemplo bem comum, são os salões de beleza que funcionam juntamente a pedicure, manicure e podologia. Uma prática possibilita a (o) cliente cortar e produzir os cabelos junto a manter os cuidados das unhas em dia, trazendo um conforto e facilidade. Outro exemplo é uma barbearia oferecer limpeza de pele, massagem capilar e venda de produtos como tônicos.
Seguindo esse pensamento, conheça bem os segmentos, estude e se aprofunde no tema. Conhecimento técnico é indispensável para fazer um excelente trabalho, mas para sobreviver ao mercado é preciso ter o feeling e entender muito bem seu negócio. Só assim você trará ideias inovadoras para otimizar seu negócio da melhor maneira.
Oportunidade 2: Alta demanda de público no mercado de estética
Um mercado só cresce por um único motivo, possui demanda. As pessoas querem o produto ou serviço que está sendo oferecido por este segmento. Com a pandemia e o aumento de certas comorbidades, ou até mesmo os períodos de gestação, doenças emocionais, as pessoas procuram o resgate do estado físico e mental, através desse presente que a área da beleza proporciona, que é o olhar no espelho e ver um renascimento.
Oportunidade 3: Clientes fiéis
Em um cenário geral quem é consumidor do mercado de estética e beleza tende a consumir com frequência. Raramente são os casos que a pessoa vai apenas uma vez, principalmente se o procedimento for bom e lhe trouxer ótimos resultados.
Cuidados com cabelos e unhas são, em alguns casos, semanais. Utilização de aparelhagem estética muitas vezes são mensais, então a volta é praticamente certa. É claro que para garantir a volta do seu cliente é preciso trazer uma boa experiência e Altos padrões de qualidade.
Com base na experiência do SEBRAE, observamos que os empresários de quase todas as áreas estão focados na operação de suas atividades e se desvinculam do foco estratégico. Além desse fator, as incertezas, agravadas pela pandemia mundial, afloram o medo de investir para crescer. Não sabem por onde começar nem o que fazer. Até pensam em algumas ações, mas desistem pela pressão do dia-a-dia. Quando obtêm novos conhecimentos e perspectivas e estão inseridos num grupo com as mesmas dificuldades e objetivos, sentem a sensação do pertencimento e isso traz coragem.
Artigo escrito por:
Michelle Celli
ACIAP Beleza
UAU! Cosméticos e Perfumaria
Empresária atualmente do ramo de Cosméticos, atua na linha de frente do seu negócio, levando ainda mais possibilidades de beleza para suas clientes. Possui grande experiência na área de Vendas e Trade Marketing em empresas nacionais e multinacionais.
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