NÚCLEOS
SETORIAIS
PROGRAMA
EMPREENDER
CLUBE DE
VANTAGENS
CLUBE DE
VANTAGENS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
INCORPORAÇÃO IMOBILIARIA: Patrimônio de Afetação e RET
quinta, 25 de agosto de 2022
Artigo
O QUE É PATRIMONIO DE AFETAÇÃO?
Uma das mais relevantes mudanças inseridas na Lei de Incorporações (Lei nº 4.591/64) se deu com a Medida Provisória nº 2.221/01, posteriormente complementada pela Lei nº 10.931/04, oportunidade em que foi inserida no ordenamento a figura do Patrimônio de Afetação.
Atualmente e de acordo com o artigo 3º da Lei 10.931/04, define-se o patrimônio afetado da incorporação como a reunião do terreno, acessões e demais bens e direitos a ela vinculados em um patrimônio separado do incorporador, destinado à consecução da incorporação correspondente e à entrega das unidades imobiliárias aos respectivos adquirentes.
Na prática, significa dizer que o patrimônio de afetação, por estar intimamente ligado à consecução de uma obra específica, somente poderá ser objeto de direitos e obrigações relativos àquela obra; em outras palavras, só poderá responder e/ou ser empenhado por dívidas daquela obra e os recursos financeiros dele advindo (compra e venda das unidades) somente poderá ser utilizado para pagar obrigações daquela incorporação específica.
Este sistema traz algumas dificuldades/custos ao incorporador. Isso porque se faz necessária a formatação de uma contabilidade individualizada para cada empreendimento e fica vedada a distribuição de resultados positivos da incorporação enquanto não individualizados os custos (em sentido amplo) para a conclusão da obra.
O QUE É REGIME ESPECIAL DE TRIBUTAÇÃO – RET?
Todavia, a lei concede ao incorporador que opta por constituir o patrimônio de afetação um grande benefício tributário, que seguramente suplanta todas as perspectivas negativas anteriormente mencionadas.
Trata-se do Regime Especial de Tributação (RET), para incorporações imobiliárias.
O regime é opcional, mas irretratável (não pode desistir) enquanto perdurarem direitos de crédito ou obrigações do incorporador junto aos adquirentes dos imóveis que compõem a incorporação.
Como regra, para cada incorporação submetida ao RET, a incorporadora ficará sujeita ao pagamento mensal equivalente a 4% (quatro por cento) das receitas mensais recebidas, que corresponderá ao pagamento unificado de IRPJ, CSLL, PIS/Pasep e Cofins.
QUEM PODE UTILIZAR ESTA OPÇÃO TRIBUTÁRIA?
O incorporador, pessoa física ou jurídica, que compromisse ou efetive a venda de frações ideais de terreno objetivando a vinculação de tais frações a unidades autônomas, em edificações a serem construídas ou em construção sob regime condominial, ou que meramente aceite propostas para efetivação de tais transações, coordenando e levando a termo a incorporação e responsabilizando-se, conforme o caso, pela entrega das obras concluídas.
São requisitos necessários:
Caso o empresário tenha alguma dúvida quanto a documentação da sua empresa, recomendamos que busque orientação e atualização consultando seu advogado ou contador de confiança.
Artigo escrito por:
Giuseppe Paulo Melillo
ACIAP Contadores
MELILLO Contabilidade
Contador e sócio da Melillo Contabilidade, Graduado em Ciências Contábeis pela UNIMESP, Auditor Independente com registro no CNAI, Membro Conselho Fiscal da ACIAP, Membro do Conselho Fiscal da Garantisul-PR e Vice-presidente do Observatório Social de São José dos Pinhais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
O protagonismo das pequenas e médias empresas na transição energética brasileira
A energia descentralizada está transformando as pequenas e médias empresas (PMEs) em agentes-chave da transição energética no país.
Aciap reafirma papel de liderança dos empregadores na VII Conferência Municipal do Trabalho
Aciap representa os empregadores de São José dos Pinhais na VII Conferência Municipal do Trabalho e contribui com propostas sobre inovação, inclusão e futuro das relações de trabalho.
ACIAP destaca protagonismo e integração no 8º Congresso Empresarial Paranaense
Entidade leva representantes, fortalece o associativismo e eleva o protagonismo empresarial da região
Democratização da sustentabilidade: como a energia limpa deixou de ser privilégio e se tornou acessível
Energia limpa com economia real, um modelo acessível para famílias e empresas
Aciap fortalece representatividade empresarial na Feira do Empreendedor do Sebrae/PR
Aciap marca presença no maior evento de empreendedorismo do Paraná e leva conhecimento, inovação e conexões estratégicas para fortalecer o empresariado local.
ASSOCIADOS
DESTAQUE COMUNICACAO
R PEDRO FOGGIATTO
Telefone: (41) 3383-1085
TORRES COMERCIO DE AUTO PEÇAS
AVENIDA DAS TORRES
Telefone: (41) 3081-0075
PEDROSO ASSESSORIA E CONSULTORIA
RUA JOAQUIM NABUCO
Telefone: (41) 9607-1487
V R IMOVEIS
R ALCIDIO VIANA
Telefone: (41) 3282-0500
ROSANA MARCÍLIO CERIMONIAL E EVENTOS
Rua Carlito Dissenha
Telefone:
Galeria de Fotos
|
Data de emissão: 17/11/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
| Serviços |
|---|