Beleza x Autoestima: Qual é a relação existente entre beleza e autoestima?
terça, 26 de abril de 2022
A autoestima e padrão de Beleza vivem dentro de nossa cabeça. Fazendo dela um campo de batalha. Ativando emoções das mais fortes possíveis.
Manter a autoestima elevada é um desafio. Nem todos os dias vocês estão de bom humor e, às vezes, parece que tudo dá errado, não é? Quando isso acontece, o ânimo vai lá para baixo e é difícil se sentir bem. Por essa razão, é muito importante entender a relação entre beleza e autoestima.
Ela não só interfere no exterior, como também no interior. Ou seja, quando você se preocupa em se cuidar, vocês sabem que, mais do que bonitas, estão saudáveis e se sentido bem. Dessa forma, autoestima é elevada e você garante uma melhor qualidade de vida.
Beleza e autoestima estão interligadas?
Para entender a ligação com a beleza é importante compreender o que é a autoestima. Segundo estudos de psicologia, ela apresenta as seguintes definições:
Além disso, a autoestima se relaciona com a autoimagem, ou seja, à percepção que vocês têm de seu próprio corpo. E é aí que entra a beleza! Sentir-se bonita mantém uma boa autoestima porque traz satisfação pessoal. Com isso, vocês se sentem mais confiantes, adotam melhores hábitos de vida e cuidam do bem-estar do corpo e da alma.
Quem não trabalha sua autoestima corre um sério risco de entrar em um círculo vicioso. Por exemplo, você se acha feia e não encontra alegria em sua rotina ou trabalho. Com isso, o estresse tende a aumentar e você fica sujeita a hábitos ruins e compulsivos, como descontar sua infelicidade na comida ou no consumo. Resultado? Ainda mais estresse e infelicidade.
Por isso, é tão importante trabalhar a autoestima e buscar ajuda, se necessário, para encontrar equilíbrio em sua vida e viver bem.
A armadilha na autoestima
Se para algumas pessoas é difícil encontrar sua autoestima, para outras isso é muito fácil. Mas é aí que mora uma armadilha. Mesmo que beleza e autoestima estejam muito interligadas, algumas pessoas acabam passando dos limites. Por exemplo, reconhecer sua beleza e qualidades é muito importante, mas é perigoso quando você se concentra só nisso.
Esquecer dos defeitos ou não os reconhecer é tão grave para a autoestima quanto não perceber as qualidades. Isso porque o risco de se tornar uma pessoa voltada para si mesma é muito grande. Ou seja, você se torna uma pessoa arrogante e que acha que está sempre certa, o que não é legal. Como resultado vêm os relacionamentos mais difíceis.
Outro caso complicado é quando você decide seguir tendências para se encaixar em padrões. Às vezes você nem gosta daquilo, mas quer “estar por dentro”. Você até pode parecer super feliz por fora, mas por dentro, pode começar a não saber quem é. Assim, algumas dicas para você cuidar de sua autoestima são:
Nunca se esqueça de suas qualidades e defeitos;
Siga tendências da moda apenas se gostar;
Quais dicas de beleza ajudam a melhorar a autoestima?
A autoestima tem a ver com se reconhecer e gostar de si mesma. Isso não quer dizer que você está proibida de fazer tratamentos ou cirurgias para melhorar algo, mas sim, que tudo o que fizer no corpo e na mente deve ter uma razão. Toda prática deve ser equilibrada, ou seja, feita para ajudar você a se sentir bem.
Confira algumas dicas de beleza para manter a autoestima sem problemas.
Cuide bastante da mente
Nossa mente é a sala de controle de todo o nosso corpo. Em um mundo agitado, ela pode ficar sobrecarregada e gerar efeitos muito negativos. Além disso, sentimentos e lembranças que guardamos também podem influenciar o nosso estado mental, levando até às doenças psicossomáticas — aquelas produzidas na mente, mas que afetam o corpo.
Sendo assim, também é preciso cuidar da mente. Você pode aliviar o estresse praticando meditação ou tendo um dia de salão de beleza. Também é importante se cercar de pessoas positivas em sua vida e resolver conflitos passados.
Artigo escrito por:
Gustavo Giugno
Aciap Beleza
GUSTAVO GIUGNO ART HAIR BEAUTY
Empresário na área da beleza e cabelereiro a mais de 15 anos
Galeria de Fotos