PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

ABERTURA DO COMÉRCIO E MANIFESTO CONTRA LOCKDOWN

quarta, 24 de março de 2021

A ACES é absolutamente contra qualquer medida de LOCKDOWN, não aprovamos mais que tal medida seja tomada, determinando o fechamento do tradicional comércio de rua.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE SERTANÓPOLIS
  
 Sertanópolis, 23 de março de 2021
  
ABERTURA DO COMÉRCIO E MANIFESTO CONTRA LOCKDOWN

         A ACES, por meio desta nota vem informar que a partir desta data, em conformidade com o DECRETO MUNICIPAL Nº 118/2021, atenderá as determinações da 2º fase (art. 3º) de combate ao COVID19, com a abertura responsável do comércio.

          Aproveitamos para manifestar que o fechamento do comércio local sem que seja acatado por toda a região, que sá o Estado, é ineficiente ao fim que se propõe: conter o avanço do COVID19. Por isso, declaramos que:

           A ACES é absolutamente contra qualquer medida de LOCKDOWN, já que, de acordo com a OMS o “Lockdown se justifica para ganhar tempo para reorganizar, reagrupar, reequilibrar seus recursos, proteger seus profissionais de saúde”, e não como medida de enfrentamento e prevenção à propagação do vírus. Portanto, não aprovamos mais que tal medida seja tomada em nosso município, determinando o fechamento do tradicional comércio de rua.

          Quando houver necessidade de acirramento de medidas, devem ser tomadas medidas preventivas como delivery (entregas) e take away (retirada no local), mas, jamais a proibição do trabalho legal.

Nas ultimas participações de reunião com a Gestão Municipal, reiteramos ser a favor de medidas preventivas como a instalação de barreira sanitária para conscientização da população, e nos disponibilizamos para auxiliar em tal, sendo que, com sucesso, foram doados pela população, 10 termômetros digitais. Reiteramos ainda, a necessidade efetiva de fiscalização.

          Assim, reforçamos que, compreendemos a ultima tomada de decisão da Gestão Municipal como medida de auxílio ao Sistema de Saúde Regional, que se encontrava sem capacidade de novas internações, mas, reiteramos que medidas sanitárias preventivas devem ser tomadas pela Gestão Pública, no intuito de conter a disseminação do COVID19, não acarretando maiores problemas à classe econômica que sustenta nosso município, o comércio local.

          É o que se vê dos dados coletados do IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), em 2019 (ultima data atualizada) enquanto agropecuária soma 148 empresas cadastradas, o comércio varejista (179), alojamento, alimentação e radio fusão (52), somando, esses últimos 231 cadastros de empresas formalizados, sendo a maioria do Município de Sertanópolis, porém, mesmo assim, foram proibidos de proceder com sua função social, que é a realização social, não econômica, por meio de um valor universal, a Dignidade da Pessoa Humana.

          Ademais, ao se falar Produto Interno Bruto (PIB)/2018, que gera receita ao Município e estabelece renda à População, tem-se que 115.638 refere-se à Agropecuária, estando Indústria com 114.141, e Comércio e Serviços disparado à 305.775, são, ao todo 419,916 PIB PER CAPITA travados, proibidos de gerar o mínimo essencial à sobrevivência do que é a maioria econômica no Município de Sertanópolis, segundo dados oficiais do Perfil Municipal no endereço eletrônico subscrito.

       Por fim, manifestamos que, a partir desta data, somos pública e integralmente CONTRÁRIOS a qualquer medida de fechamento do comércio municipal de rua, pois sabemos que somos geradores da maior Receita Municipal, preservamos o PIB per capita deste município e se pararmos mais uma vez, o Município terá de enfrentar um novo problema social além do enfrentamento ao COVID19, materializado na quebra de comércios, gerando o desemprego, falta de moradia,de renda e fome.

Victor Hugo Vieira
Presidente ACES

Fontes:
Perfil avançado do Município:
http://www.ipardes.gov.br/perfil_municipal/MontaPerfil.php?codlocal=206&btOk=ok 
Entrevista completa com Dr. Nabarro, OMS sobre lockdown: 
 https://www.frontliner.com.br/oms-condena-lockdown-nao-salva-vidas-e-torna-os-pobres-muito-mais-pobres/

Fonte: ACES

Galeria de Fotos