De forma descontraída e dinâmica, o criador do aplicativo Easy Taxi relatou seu início no empreendedorismo e os erros e acertos na trajetória
A 2ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco - Inventum 2015 teve início na noite desta terça-feira (03) com a realização de palestra magna no auditório do Centro de Eventos do Parque de Exposições. O convidado foi Tallis Gomes, idealizador do aplicativo mais utilizado no mundo para pedir taxi, o Easy Taxi. Utilizado em 420 cidades de 35 países e com mais de 18 milhões de usuários, o aplicativo foi construído por apenas quatro pessoas. Hoje, gera 1300 empregos diretos, quase 6 mil indiretos e tem mais de 400 mil taxistas cadastrados no mundo utilizando a ferramenta que está avaliada em milhões de reais. A palestra, que foi promovida pelo Sebrae/PR, com apoio do Núcleo de Tecnologia da Informação, teve as 600 vagas esgotadas dias antes da feira.
Na abertura da palestra, o presidente do NTI, Alessandro Graczyk Moraes, ressaltou que a Inventum significa a conclusão de um sonho dos empresários de TI de Pato Branco. “Com a feira, é possível mostrar um pouco daquilo que é desenvolvido em tecnologia na nossa região. A palestra de Tallis Gomes mostra a importância de pensar diferente, sonhar grande e acreditar na capacidade”, destacou Alessandro. “Pato Branco tem todo um ecossistema de tecnologia de informação favorável ao desenvolvimento e temos isso no nosso sangue, temos a tecnologia como algo que nos faz acordar de manhã e acreditar que podemos fazer melhor. É muito bacana saber que quando desenvolvemos alguma coisa não estamos só fazendo aquilo que gostamos, mas sim contribuindo para mudar a vida das pessoas”, completou o presidente do NTI.
Em seguida, o gerente-regional do Sebrae/PR, Joailson Agostinho, reforçou o apoio ao evento que promove o encontro de várias forças de Pato Branco. Joailson afirmou que a Inventum veio para ficar, pois traduz o que é feito na região. “Muitos dos jovens que estão aqui hoje serão protagonistas de histórias de sucesso, muito pode surgir de experiências como essa. É isso que queremos, criar o ambiente para que vocês consigam aplicar o conhecimento e o talento para desenvolver a nossa região”, concluiu Joailson.
Erros e acertos
Com o tema “É errando que se aprende, erros e acertos do empreendedor”, Tallis Gomes contou como foi seu início no empreendedorismo e na criação no Easy Taxi. “O aplicativo surgiu em uma Startup Weekend, tínhamos dois dias para desenvolver um protótipo e a ideia foi de última hora, mas conseguimos construir o aplicativo. A maior dificuldade foi vender a ideia para os taxistas, pois eles eram desconfiados e, na época, o smartphone não era tão comum. Acabei indo visitar associações de táxi, jogar bola, ir em churrasco, e ia conversando com os taxistas e os convencendo a comprar”, contou Tallis.
Para ele, o grande diferencial para algo dar certo é a persistência, porque quem quer algo de verdade acha um jeito de fazer. “Não ter todo o conhecimento não é importante, porque se você tem uma ideia e é um líder, você encontra as pessoas e desenvolve o produto. Encontre algo que te incomoda, pense na solução e na execução, e tenha em mente que para criar um ambiente de inovação você não pode desincentivar a tentativa”, alertou Tallis.
Tallis ainda parabenizou o trabalho da Prefeitura de Pato Branco, do Sebrae/PR e do NTI no desenvolvido da cidade. “Já rodei o mundo todo nesses últimos anos e quando vi na feira o pessoal de robótica e automação trabalhando com validação de identidade, fiquei impressionado. O Vale Digital realmente esta se tornando polo de tecnologia global. É muito importante para o Brasil ter uma Administração Públcia que valoriza o conhecimento e, principalmente, a tecnologia como veículo para oportunizar o desenvolvimento de uma região. Em minha opinião, a única maneira de se alcançar o desenvolvimento de forma sustentável é investir na tecnologia e no conhecimento”, encerrou o jovem empreendedor.
Fonte: Assessoria de Imprensa