PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

DENGUE

terça, 26 de janeiro de 2016

Regional de Saúde prepara “HORA H” contra a dengue na microrregião

A Sétima Regional de Saúde com jurisdição na microrregião de Pato Branco reuniu os representantes das prefeituras e de entidades como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para falar sobre a “HORA H”. A atividade será realizada no dia 6 de feveiro, sábado de carnaval em todo o estado do Paraná. Neste dia às 10h00 todos os cidadãos do estado estão convocados para realizar o “check list” em suas propriedades. Serão vinte itens disponibilizados para a população vistoriar em seus imóveis, no maior esforço concentrado do Estado contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor do trio mais temido do momento, Dengue, Chikungunya e Zica Vírus.
O encontro em Pato Branco teve como foco principal uniformizar o trabalho de combate ao mosquito vetor. “Vamos conclamar todos os setores da sociedade para este trabalho, seguindo as orientações da Sala Nacional de Situação da Dengue, e agora das Salas Estadual e as Salas Municipais que estão sendo criadas”, afirmou Nestor Werner, chefe da 7ª Regional de Saúde. Na microrregião são apenas dois casos confirmados de Dengue e uma suspeita de Zika Vírus, que depende de confirmação. Apesar da situação ser considerada sob controle, a linha que separa a zona confortável da endêmica é muito tênue na visão do técnico. “Nós podemos ter um foco endêmico a qualquer momento se a vigilância não for constante e as ações permanentes de combate ao mosquito vetor”.
Nestor Werner disse que a responsabilidade por este quadro em relação a Dengue no país é uma responsabilidade do governo e da sociedade que não fez o dever de casa. “São doenças já conhecidas, e que estavam sob controle, sua proliferação deu-se por que a sociedade se acomodou, acreditando que por estarem sob controle a situação se resolveria por conta própria”. O resultado está ai, governos e sociedades tendo que dispensar dinheiro público, trabalho e energia para controlar doenças que deveriam estar erradicadas de nosso meio na visão de Nestor.
Hora “H”
A proposta da “HORA H”, no dia 6 de fevereiro é justamente uma tentativa de mobilizar toda a sociedade na guerra contra o Aedes Aegypti. A grande mobilização está convocando prefeituras e sociedade civil organizada contra o mosquito. O objetivo é que os moradores vistoriem as residências e eliminem todo recipiente que possa acumular água e se tornar um criadouro do mosquito. A ação pretende ser simultânea às 10 horas da manhã do dia 6, em todas as residências e estabelecimentos comerciais do Paraná. A 7ª Regional está distribuindo um check list da denque. O material orienta a inspeção dentro de casa e no quintal, apresentando os principais locais que devem ser vistoriados pelas pessoas. “Para a ação dar resultado é importante o envolvimento de todos os cidadãos do Paraná”, afirmou Nestor Werner.






Fonte: Betto Rossatti

Galeria de Fotos