PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Cláudio Petrycoski orgulhou nossa terra!

quinta, 24 de novembro de 2022

A região perde Cláudio Petrycoski que será velado no Clube Pinheiros

   Uma das personalidades mais queridas da Região Sudoeste Paranaense faleceu no no início da noite de quarta-feira (23/11), às 19h50min, no Hospital São Rafael, em Salvador, na Bahia. Cláudio Petrycoski, filho de Theóphilo e Maria Luisa Petrycoski, deixa cinco filhos e 12 netos e uma ampla relação com o povo sudoestino. Nascido em 11/07/1949, Cláudio Petrycoski foi um empresário icônico com histórico de sucesso no comando da Atlas Eletrodomésticos e com ampla liderança na vice-presidência do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP, onde foi presidente interino e com destacada atuação em entidades como o Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social – IRDES, onde atuava como presidente; Sindimetal Sudoeste e Agência de Desenvolvimento do Sudoeste.

        Sua atuação empresarial ganhou destaque a partir de 1985, quando passou a presidir a Indústria de Fogões Petrycoski, tendo por base a produção de fogões a lenha. Se valendo da boa fase do Plano Cruzado, Cláudio contratou profissionais com experiência no ramo em outras indústrias do Setor para colocar a indústria em outro patamar. Assim, em 1988, conseguiu iniciar a produção dos fogões a gás modelos Piá, Piazito e Realce, o que marcou uma nova fase para a empresa com 50 unidades montadas ao dia. Ele participou diretamente do início das exportações e da mudança de nome para Atlas Eletrodomésticos, em 1996. Como empresário conquistou três Tops de Marketing ADVB-PR, em 1997, 2002 e 2012; Em 1994 recebeu da Associação Comercial e Industrial do Paraná o “Prêmio Excelência Empresarial”. Em 2001 houve novo reconhecimento público. Petrycoski recebeu das mãos do governador do Paraná, Jaime Lerner a Medalha e o Diploma do Mérito Industrial, concedido pelo Sistema Fiep. Em 2002, foi eleito para receber o Troféu Empresarial no Fórum Nacional de Líderes Empresariais, organização não-governamental, sediada em Belo Horizonte, MG ocupando primeiro lugar no Setor de Eletrodomésticos

Foi fundador da Comissão de Conciliação Prévia de Pato Branco; integrou o Movimento Brasil Confederação que prega o descentralismo do poder político no país; foi um dos disseminadores do Esperanto e do Tchoukball no Brasil e tem um histórico como o maior apoiador da história das entidades beneficentes e esportivas de Pato Branco, tal o amor pela sua cidade natal. Tanto que recentemente brindou a comunidade com o mais amplo e belo resgate histórico sobre Pato Branco.

Cláudio apreciava a cultura. Tanto que manteve, por muitos anos, o Grupo Atlas Patoart; os corais Chama Viva e Chaminha e diversas atividades culturais que tiveram sequência no Instituto Theóphilo Petrycoski – ITP.

Um apaixonado por sua gente, uma pessoa simples, determinada, terna, idealista, excêntrica também, mas com um coração gigante e voltado a evolução humana pelo esporte (Primeiro incentivador do Pato Futsal e entusiasta no desenvolvimento do Pato Basquete), pela cultura e pelas boas causas ligadas ao desenvolvimento econômico e social. Um cidadão exemplar e referência na relação com a sociedade e com os desafios cotidianos vividos por ela. Uma personalidade que fez história na história de nossa gente.

"A Associação Comercial de Pato Branco reconhece em Claudio Petrycoski um grande lider empresarial que deixou um legado de empreendedorismo ao Sudoeste do Paraná. Homem de personalidade forte, extraordinária humanidade e senso de justiça", destacou o presidente Roberto Elias da Silva ao falar sobre o que representou o empresário. Aos familiares  nossa entidade expressa seu mais profundo pesar.

Fonte: Assessoria de Imprensa com colaboração de Marcelo Daletese

Galeria de Fotos