PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Casa & Construção

quarta, 27 de maio de 2015

Seminários foram um destaque especial na feira

A VI Feira Casa e Construção contou com um diversificado Ciclo de Seminários, com palestras que reuniram 3.600 profissionais, expositores e acadêmicos da cadeia produtiva da construção civil. Temas relacionados à área, inovações, tendências e questões ligadas ao desenvolvimento de Pato Branco, foram abordados na programação. Com isso, o ?conhecimento? caracterizou-se enquanto marca registrada desta edição.

As palestras técnicas da feira setorial contribuíram para difusão de conhecimento. Empresários, acadêmicos, profissionais de diversos setores tiveram a oportunidade de agregar informações úteis no seu cotidiano profissional ou universitário. Esta foi a edição da Casa & Construção em que mais se disponibilizou eventos nesta área do conhecimento?, avalia o consultor do Sebrae/PR, Gerson Miotto.

As palestras convidaram os profissionais a romperem paradigmas e buscar alternativas inovadoras para garantir espaço no mercado. Um exemplo esteve na sexta-feira (22), quando o engenheiro civil e especialista em BIM pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Tiago Francisco Campestrini, apresentou os primeiros passos para utilização do BIM em projetos e obras.

Com a tecnologia BIM (Building Information Modeling ? Modelagem de Informações da Construção), conforme explicou Tiago, é possível criar modelos virtuais precisos de uma construção, podendo identificar de forma precisa qual melhor projeto se enquadra na demanda e no orçamento do cliente, garantindo assim o sucesso do empreendimento.

Utilizando essa tecnologia, conseguimos simular várias soluções, ver qual se encaixa no custo e no prazo da obra. Também viabilizamos mais opções para o cliente, identificando a alternativa mais viável para as tomadas de decisões. Como resultado, o dinamismo do projeto é maior?, destacou o especialista.

Para Tiago, a utilização do BIM na construção civil é um diferencial competitivo. ?Há muitas tecnologias e soluções disponíveis no mercado. Usar o BIM é conseguir identificar qual dessas tecnologias é a melhor para o projeto. Hoje, é preciso acompanhar as tendências, seja para oferecer algo melhor ou porque os clientes pedirão?, disse.

A tecnologia reflete ainda no planejamento do projeto. ?Além do recurso 3D, pode-se trabalhar outra dimensão no BIM, o 4D. Aqui, você pode fazer análises de prazo, planejamento e riscos. Na dimensão 5D, também disponível na tecnologia, você pode analisar o custo da obra?, destacou.

A importância em apresentar temas de interesse da cadeia da construção civil foi enaltecida pelo coordenador de Engenharias e Arquitetura da Faculdade Mater Dei, Vitor Ivan Guerra. ?O Ciclo de Seminários foi sucesso de público e teve um bom nível de informação por parte dos palestrantes. Os eventos técnicos cumpriram o nosso planejamento para essa edição da Casa e Construção?, analisa Guerra.

Programação

Na abertura da programação (18), na Faculdade Mater Dei, o engenheiro mecânico da Universidade Braz Cubas, Samuel de Oliveira Souza, ministrou a palestra ?Introdução ao Lean Thinking?. Conceitos básicos desde a produção à utilização do cimento, foram apresentados pelo engenheiro civil Leandro Rafael Souza Slosaski, na palestra ?Cimento, agregados e concreto ? da produção para a obra? (19).

Na quarta-feira (20), iniciou a programação no Centro Regional de Eventos, marcando também a utilização das novas instalações do auditório, com duas palestras por noite. Soluções prediais Tigre? foi o tema da apresentação do engenheiro mecânico da Tigre, Alexsander Ambrósio. Em seguida, foi a vez do especialista em Tráfego Aéreo Internacional e gestor de Handling da aviação civil internacional para a empresa Omyaviation, com sede em Zurich (Suíça), Clairton Hammer, falar sobre ?O presente e o futuro do Aeroporto de Pato Branco ? infraestrutura e desenvolvimento?, em um momento oportunizado pela Prefeitura de Pato Branco.

?A arte da decisão em processos de Engenharia? foi o tema da fala do especialista em Ensino da Matemática, Nelson Hein (21). Na sequência, o mestrando em Gestão Urbana pela PUC/PR, Hiago Tavares, respondeu a pergunta: ?Por que ser uma cidade inovadora??.

?A construção do vazio? foi o tema da palestra ministrada pelo Arquiteto e professor universitário, João Sodré (22). Encerrando a programação (23), o engenheiro civil especialista em gestão de projetos, Vinicius Macedo Biscaia, falou sobre ?Smart Sistemas: Introdução ao Sistema Light Steel Framing?.

Paralelamente, de 18 a 22 de maio, aconteceram oficinas no período diurno na Faculdade Mater Dei.


Realização

A VI Feira Casa & Construção foi realizada, de 19 a 23 de maio, pela Prefeitura de Pato Branco, Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sebrae/PR, Faculdade Mater Dei, Cofeci-Creci, Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco (AREA-PB), com apoio do Sindicomércio e patrocínio do Diário do Sudoeste.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos