PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Ano Novo

segunda, 27 de dezembro de 2021

2022, e agora?

O Ano Novo está batendo às nossas portas, e com ele as expectativas que toda virada de página no livro de nossa História gera em nossos corações. Os bancos vêm sistematicamente reavaliando metas, e mostrando-se pouco otimistas. O maior banco privado do país aponta crescimento do PIB em apenas 0,5%, e desemprego de 12,5% ao longo do ano de 2022. O Conselho Monetário Nacional tem anunciado uma expectativa inflacionária de 3,50% para o ano que vem, mas os especialistas acreditam que a inflação será maior nos próximos dois anos.
O Banco Itaú, apenas para utilizar uma fonte, está trabalhando com uma taxa básica de juros, que conhecemos como “Selic” de 11,25% ao ano em 2022, historicamente estes índices voltam aos anos de 2013/2014 (era Dilma). Os analistas mais conservadores acreditam que o Brasil vai trabalhar até 2025 para encontrar o equilíbrio e iniciar a retomada do crescimento virtuoso em que se encontrava antes da pandemia.
Outro fator que deverá impactar a economia brasileira é o cenário econômico mundial, que influencia os preços das commodities brasileiras. Este ano deveremos fechar com um *superávit recorde de US$ 76 bilhões, caindo para US$ 74 bilhões em 2022. 
É preciso lembrar que estamos vivendo a expectativa do agravamento da crise hídrica que deverá gerar racionamento de energia, com enormes prejuízos para o parque fabril nacional.
Para finalizar, não podemos esquecer as eleições presidenciais em 2022 que geram um panorama de incertezas para o mercado.
Para qualquer outro país do mundo, isso seria o caos total, mas não para o Brasil, "País da Esperança", ancorada no espírito guerreiro do brasileiro, que sobreviveu a índices de hiperinflação que exigiam indexadores diários para preservar o poder de compra da moeda nacional. Este mesmo povo está preparado para esses e outros desafios. Para assegurar, a partir de seu espírito de luta, dias melhores para todos. 
A ACEPB integra a corrente dos otimistas sem perder de vista o mundo real, concreto, de grandes dificuldades. E nesta linha, prepara-se para 2022 como uma entidade que apoia e representa o empresário, buscando políticas associativistas, criando ferramentas que permitam ao associado buscar qualificação, informações e recursos para enfrentar 2022 com sucesso.
É neste sentido que vamos seguir firmes com o propósito de nossa entidade ser o braço de apoio do empresário, do empreendedor, e de todos aqueles que acreditam na livre iniciativa.

Feliz Ano Novo a todos

Roberto Elias da Silva
Presidente da ACEPB - Associação Empresarial de Pato Branco

Fonte: Assessoria de Imprensa

Galeria de Fotos