Turismo e Desenvolvimento
quinta, 04 de agosto de 2022
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO TURISMO GERA VISIBILIDADE E INTEGRA MUNICÍPIOS DO TERRITÓRIO DE FRONTEIRA
Entidades e lideranças governamentais e privadas brasileiras e argentinas, e especialistas em turismo, participaram do evento
Fonte: Deise Bach e Luiz Carlos Gnoatto
O território da fronteira, especialmente Dionísio Cerqueira, Barracão e Bernardo de Irigoyen, está se consolidando como importante rota do turismo de compras e de negócios, atraindo muita gente de várias regiões do Brasil.
Diante disso, o Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera, em parceria com o Ministério do Turismo da Província de Misiones-Argentinas, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina - Santur, o Sebrae e o Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, realizou o Primeiro Seminário Internacional de Turismo - La Frontera.
O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira, 3 de agosto, no auditório da prefeitura de Dionísio Cerqueira.
PRESENÇA
O seminário contou com a presença de representantes do La Frontera, Sebrae, CIF, do Paraná Turismo, da Santur – Agência de Desnvolvimento do Turismo de Santa Catarina, do Conselho de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, do Ministério do Turismo da província de Misiones-Argentina, prefeitos de municípios da região, brasileiros e argentinos, vereadores, secretários municipais, Ameosc, Conselhos Municipais de Turismo, Associações Empresariais, empresários, lideranças de municípios pertencentes às IGRs Caminhos da Fronteira e Vales do Iguaçu.
PROGRAMAÇÃO
O seminário foi repleto de conhecimento, através de palestras e apresentações, com o objetivo de fortalecer e fomentar, cada vez mais, a vocação e potencialidades da trifronteira e território fronteiriço.
O evento iniciou com apresentação institucional do La Frontera feita pela presidente do comitê territorial, Talita Casagrande, e pelo arquiteto Diego Gimenez,
Na sequência, teve apresentação do turismo interno, realizado Ministério do Turismo de Misiones, explanado pelo ministro do turismo da província misioneira, José María Arrúa, e pelo secretario de Turismo de Bernardo de Irigoyen, Marcos Romero.
Teve ainda apresentações de vários aspectos e tendências do turismo no Paraná e em Santa Catarina, feitas por especialistas do setor, entre eles, Leandro Mané Ferrari, presidente do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, Isabella Tioqueta, diretora da Paraná Turismo, Patrícia Albanés, especialista em turismo do Sebrae Paraná e Leandro Ferrari, especialista da Santur.
Em seguida, teve apresentação de dança folclórica missioneira, com Bianca Obregon e Franco Pereira.
A palestra magna foi ministrada por Silvio Barros, especialista em turismo e desenvolvimento de produtos e destinos turísticos no Brasil e no exterior, e que já atuou como secretário de Turismo nos estados do Amazonas e Paraná.
PRONUNCIAMENTOS
A presidente do Comitê Territorial La Frontera, Talita Casagrande, afirmou que o seminário foi abrangente e muito positivo, atingindo os objetivos propostos.
“A importância do turismo para o desenvolvimento de um território é um grande passo para termos nossos municípios pujantes e desenvolvidos e, consequentemente, nossas empresas, comércios, aduana e a sociedade como um todo. O crescimento de um território se dá muito pelo conhecimento que o turista tem dele”.
A presidente da Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin e integrante do Comitê Territorial La Frontera, Raquel Schwab, afirmou que o seminário representou um momento histórico para a trifronteira.
“Trata-se de um evento de extrema importância, que nós planejávamos realizá-lo há muito tempo. A nossa vocação é o comércio exterior e o turismo, e trazendo o seminário para que ele acontecesse aqui, nós promovemos grande visibilidade para a trifronteira”.
Raquel destacou que o turismo de compras e o turismo de negócios já são consolidados na trifronteira, fazem parte do dia a dia e movimentam a economia local, e o seminário veio justamente para fortalecer estes setores.
A presidente da Ascoagrin destacou também a importância da presença de representantes da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina – Santur, que vieram conhecer, in loco, a nossa fronteira, as nossas potencialidades, a nossa realidade e como a trifronteira funciona.
O intendente de Bernardo de Irigoyen, Guilhermo Fernandez, salientou a importância do seminário e das ações de turismo para a trifronteira e toda a região fronteiriça.
“Trabalhamos em conjunto, buscando sempre a maior integração entre os dois países, com ações que envolvem todos os municípios desta região da fronteira”.
Neste sentido, Guilhermo destacou a ação do Comitê de Desenvolvimento La Frontera, do Consórcio Intermunicipal da Fronteira e Sebrae, com várias ações, principalmente nas áreas de educação, segurança, cultura, desenvolvimento, inovação e turismo.
“São ações que movimentam a economia da nossa fronteira e promovem melhorias em nossa região, que tem muitas potencialidades turísticas e de desenvolvimento”.
O prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto, enfatizou que o seminário trabalhou muitos aspectos de suma importância, para incrementar a divulgação da trifronteira e todas as suas potencialidades turísticas e de desenvolvimento.
“Estamos efetivamente colocando a nossa trifronteira no mapa do desenvolvimento de Santa Catarina, do Paraná e do Brasil. Temos várias ações estruturantes acontecendo e as nossas potencialidades econômicas, sociais, turísticas e de desenvolvimento estão cada vez mais ganhando visibilidade e sendo alavancadas”.
Thyago destacou que o Primeiro Seminário Internacional de Turismo foi nessa direção, com grande representatividade e envolvimento de municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, do Sudoeste do Paraná, de Misiones, na Argentina e de entidades governamentais e privadas dos dois países, juntamente com a sociedade civil organizada da trifonteira, a Ascoagrin, La Frontera, CIF e Sebrae.
“A partir dessas ações, estamos conseguindo chamar a atenção dos governos estaduais e federais dos dois países sobe os municípios da nossa faixa de fronteira, suas demandas e potencialidades”.
O gerente d Regional Sul do Sebrae Paraná, Cesar Colini, destacou o trabalho que a entidade desenvolve na região de fronteira e ressaltou a importância do seminário, que é mais um evento com a parceria do Sebrae.
“O Sebrae acredita no maior desenvolvimento econômico da região de fronteira e atua forte na região, primeiramente ajudando a formar o capital social, as pessoas, as lideranças que representam as instituições, fortalecendo assim o capital social. A partir de então, estruturamos uma série de grupos de trabalho, um deles o desenvolvimento territorial econômico. Nesse grupo, uma das pautas trabalhadas é o fortalecimento do turismo, diante da situação geográfica privilegiada, do turismo de compras e de negócios e de todas as potencialidades que esta faixa de fronteira tem”.
O ministro do Turismo da província de Misiones, José María Arrúa, destacou a importância de ações como o seminário, envolvendo um dos setores que mais movimenta a economia dos municípios desta fronteira.
“Os aspectos culturais, políticos, religiosos, turísticos nos vinculam e precisamos, sempre mais, integrar essas ações, repensando em conjunto, estratégias que venham a incrementar o desenvolvimento desta faixa de fronteira, fomentando suas potencialidades”.
Galeria de Fotos