Referência
quinta, 28 de julho de 2022
PRESIDENTE DO LA FRONTERA E VICE-PRESIDENTE DA ASCOAGRIN, E CONSULTOR DO SEBRAE ESTIVERAM EM BRASÍLIA E FORAM RECEBIDOS PELO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO, MINISTRO E PRESIDENTE DA EMBRATUR
Talita Casagrande participou de evento do Sebrae e além de Bolsonaro, convidou pessoalmente o Ministro do Turismo e o presidente da Embratur para o Seminário Internacional do Turismo La Frontera 2022
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin
O Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera, através de sua presidente, Talita Casagrande, acompanhado pelo consultor do Sebrae, com Francisco Wildes, estiveram na capital federal, Brasília, de 25 a 29 de julho.
Em Brasília, Talita Casagrande participou de evento do Sebrae, juntamente com Francisco Wildes, e também foi recebida pelo o presidente da República, Jair Bolsonaro, pelo Ministro do Turismo, Carlos Brito, e pelo presidente da Embratur, Sílvio Nascimento, com os quis tratou várias questões sobre o Território da fronteira e entregou o convite para o Seminário Internacional de Turismo – La 1Frontera 2022.
ROTEIRO
Talita Casagrande, enquanto Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera, foi recebida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.
“Com om presidente, conversamos sobre ações da fronteira, ações de integração e articulação entre os dois países. Relatamos ao presidente o trabalho que realizamos entre Brasil e Argentina através do Comitê”
Talita conversou com o Presidente sobre a necessidade da aproximação dos dois países da importância das articulações binacionais, fomentar ações de mobilidade, turismo e
“Foi uma conversa produtiva e positiva. Muito respeitoso sempre, Bolsonaro nos recebeu muito bem e perguntou sobre as peculiaridades de nossos municípios e sobre as ações que efetivamente estão sendo desenvolvidas”.
Talita Casagrande também foi recebida no Ministério do Turismo, pelo ministro Carlos Brito, e pelo presidente da Embratur, responsável pelo turismo internacional, Sílvio Nascimento.
“Apresentamos a eles as atividades e ações que o Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera desenvolve em relação ao turismo e também as ações de produtividade do turismo que temos em nosso território da fronteira”.
Nesse dia foram trabalhadas informações sobre o Comitê La Frontera, além de troca de aprendizados.
“Mostramos as ações e soluções enquanto Comitê, levadas aos municípios da área de fronteira, trabalhando a cooperação, a integração e a transformação do nosso território, através do turismo, através do desenvolvimento econômico e através das pessoas”.
Segundo Talita, também foi conversado com eles sobre o a revitalização do Lago Internacional da Fronteira, sobre a Aduana de Turismo e sobre várias ações envolvendo o turismo.
“Já estamos organizando uma agenda de visitas do Ministro e do presidente da Embratur na fronteira e temos muitas articulações em andamento para os próximos anos, contemplando a nossa fronteira”, salientou Talita.
ESCRITÓRIO DE COMPRAS PÚBLICAS
Talita Casagrande, juntamente om o consultor do Sebrae, Francisco Wildes, também participou de um evento, realizado pelo Sebrae, o Transformar Juntos, que tratou sobre a simplificação e também a inserção das MPE’s nas compras públicas.
Francisco Wildes explicou que o evento vem para simplificar o tema compras públicas e aborda soluções que visam a desburocratização e a simplificação das compras públicas”.
Transformar Juntos é uma iniciativa do Sebrae, que acontece a cada dois anos, fruto da união de dois eventos que são referência nacional em desburocratização e compras públicas: o Brasil Mais Simples e o Fomenta.
“O evento reúne empresários, representantes do poder público e pessoas que trabalham com licitações e compras públicas do Brasil todo, com a finalidade de capacitar essas pessoas para implantar, em seus municípios, escritórios de compras públicas”.
Talita explicou que o objetivo de sua participação no evento foi a implantação do primeiro escritório de compras públicas no território envolvido pelo La Frontera e Sebrae.
“A implantação desse escritório foi articulada juntamente com a presidente da Associação Empresarial da Fronteira - Ascoagrin, Raquel Schwab, e seria implantado na sede da Associação, com um funcionário viabilizado pelo Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF”.
“Nós teremos, então, o primeiro escritório de compras públicas, em princípio a partir do próximo mês”, ressaltou.
A presidente do La Frontera destacou que a estada em Brasília foi intensa, mas muito produtiva e positiva, com muita troca de aprendizado e de experiências.
“Podemos circular nesses ambientes do Governo Federal, levando o nome da nossa fronteira, de Barracão, de Dionísio Cerqueira, de Bom Jesus do Sul, de Bernardo de Irigoyen, enfim, de todos os municípios quer fazem parte do Território La Frontera”, concluiu Talita Casagrande.
Galeria de Fotos