Referência

quarta, 22 de fevereiro de 2017

COMITIVA DE PREFEITOS DA BAHIA CONHECE ASCOAGRIN, CIF, IFPR E CONSAD

Prefeitos conheceram experiências de associativismo, praticadas nos municípios, para motivar a integração de forças e as realização de ações conjuntas 

 

Na manhã desta terça-feira, 21 de fevereiro, os prefeitos de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul receberam uma comitiva composta por prefeitos e lideranças de municípios da Bahia.

A comitiva foi composta por 18 prefeitos e representantes de poderes públicos das regiões Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá e Recôncavo Baiano.

A comitiva esteve na sede da Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin, na sede do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, no campus de Barracão do Instituto Federal do Paraná – IFPR e em pontos turísticos da tri fronteira.

Durante a visita, os prefeitos do CIF, Cezar Bueno, de Bom Jesus do Sul, Marco Aurélio Zandoná, de Barracão, e Thyago Gnoatto Gonçalves, de Dionísio Cerqueira, além do vice-prefeito de Bom Jesus do Sul, Paulo Deola, apresentaram o Consórcio, sua estrutura, obras e projetos já realizados, e os projetos futuros.

Também apresentaram o Consórcio de Segurança Alimentar, Atenção à Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local – Consad.

O encontro teve ainda a presença da vice-prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni; o gerente regional do Sebrae no Extremo Oeste, Udo Martin Trennepohl, gerentes do Sebrae, lideranças e empresários da tri fronteira.

O presidente da Ascoagrin, Carlos Vanderley Porfírio, apresentou a entidade, os serviços, parcerias e soluções empresariais, e a forma com que congrega a classe empresarial dos três municípios além de parcerias com as administrações.

 “A Ascoagrin tem uma importância preponderante neste contexto. A entidade foi criada há 40 anos e hoje tem mais de 300 empresas associadas, e trabalha de forma conjunta com os poderes públicos e demais entidades, buscando sempre o desenvolvimento sustentável da tri fronteira”, afirmou Carlos.

O prefeito de Barracão, Marco Aurélio Zandoná, falou sobre o Consad, do qual é presidente, destacando o trabalho da entidade para certificar, com SISB/SUASA, empreendimentos agropecuários da região, permitindo que possam vender seus produtos para todo o Brasil

O Consad envolve municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná, do Oeste de Santa Catarina e alguns do Norte do Rio Grande do Sul.

O vice-prefeito de Bom Jesus do Sul, Paulo Deola, apresentou o CIF e seus projetos e obras, entre as quais, o Parque Turístico e Ambiental de Integração, o novo Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira, a Agência Regional do INSS em Dionísio Cerqueira, a nova Aduana de Cargas e o Campus do IFPR em Barracão, entre outros projetos.

“O Consórcio foi um divisor de águas e mudou a história da tri fronteira”, afirmou Paulo Deola.

O gerente regional do Sebrae, Udo Trennepohl, falou sobre a economia de Santa Catarina, e especificamente sobre a região Extremo Oeste, na qual atua.

 

ROTEIRO

A comitiva está cumprindo um roteiro na região, desde o domingo, 19 de fevereiro, quando chegaram a Chapecó e conheceram o maior município do Oeste catarinense.

Em seguida, passaram por Pinhalzinho e, depois Dionísio Cerqueira.

Conforme o gerente do Sebrae em Santo Antônio de Jesus-BA, Carlos Henrique, o objetivo da visita é conhecer melhor o associativismo praticado nos municípios e as experiências, para motivar a integração de forças. 

“Vamos nos integrar, e queremos que eles criem propósitos para atuação coletiva e, nesse processo, daremos suporte para ampliar e fortalecer essa cooperação”.

O trabalho desenvolvido pelo CIF, pelo Consad e pela Ascoagrin, segundo ele, é fantástico.

“Começamos a observar que é possível cumprir requisitos legais, de forma integrada, buscando a motivação constante do empreendimento. É característico daqui da região, dá trabalho, mas estamos aqui para isso mesmo. A cada dia ficamos mais impressionados pelos trabalhos e integração aqui realizados. O mote é a união, dar as mãos, para prestar um trabalho de excelência”, reforçou.

Para o prefeito de Castro Alves-BA, Tiancle Araújo, a integração facilita a resolução dos problemas.

“É uma oportunidade de vislumbrar os projetos, e por ver os erros e acertos, podemos encurtar essas distâncias, de nos associar, diminuir as vaidades locais, para unir forças. Nós estamos tendo uma oportunidade grande, de ver os avanços, juntamente com os prefeitos vizinhos, que assim entendem melhor a proposta. Sairemos daqui motivados e com experiências positivas”, finalizou.

 

Fotos: Márcio Bona/Jornal da Fronteira

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.:

Galeria de Fotos