Pesquisa

quarta, 28 de dezembro de 2016

ANP BUSCA LOCALIZAR PETRÓLEO EM BARRACÃO, BOM JESUS E SAS

Estudo é coordenado pela Agência Nacional do Petróleo - ANP, Gás Natural e Biocombustíveis

 

Os municípios de Barracão, Bom Jesus do Sul, Santo Antonio do Sudoeste estão passando por um pesquisa sísmica e estudos geofísicos, com o objetivo de localizar petróleo e gás natural na região.

Os trabalhos são feitos pela empresa Global Serviços Geofísicos, contratada pela Agência Nacional do Petróleo – ANP.

Segundo a ANP, os estudos iniciaram em 2015 e ocorreram na Bacia Sedimentar do Paraná, que abrange municípios dos estados do Paraná e São Paulo.

A intenção é conhecer as camadas de rochas existentes embaixo da terra.

Para coletar os dados, usam-se caminhões vibradores que possuem equipamentos especiais capazes de gerar ondas sonoras que penetram no subsolo.

Essas ondas retornam para a superfície e assim é possível ver o que acontece nas profundezas, em uma lógica semelhante às imagens de ultrassom do corpo humano.

A pesquisa possibilita avaliar se a configuração geológica é favorável à geração e acumulação de petróleo ou de gás natural e não é nociva ao meio ambiente.

Conforme a ANP, a Bacia do Paraná tem potencial para descobertas de gás.

Contudo, o estudo é regional e serve para reconhecer as camadas rochosas que ocorrem no subsolo.

A pesquisa sísmica não é suficiente para provar a existência de petróleo e/ou gás natural. Somente a perfuração de poços é capaz de comprovar a ocorrência de petróleo embaixo da terra.

Um fato lembrado pela Agência Nacional é de que a localização de algumas dessas fontes não renováveis poderá atrair muitos investimentos, criando postos de trabalho e riquezas para os municípios.

Na região de fronteira, assim como nos demais municípios, a pesquisa é realizada às margens da rodovia. Assim que o trabalho de coleta de dados encerrar, as informações serão processadas e entregues à ANP, até o segundo semestre de 2017.

 

Informações: ANP


Fonte: Foto: Antonio de Souza/ Portal Tri - Informaçõs: ANP

Galeria de Fotos