Desenvolvimento
terça, 04 de outubro de 2022
PRESIDENTE DA FIESC E COMITIVA VISITAM A TRIFRONTEIRA E SÃO RECEBIDOS NA ASCOAGRIN
Presidente da Federação destaca a qualificação profissional para fortalecer a vocação de comércio exterior na trifronteira
Fonte: Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas-GECOR / Luiz Carlos Gnoatto-Ascom Ascoagrin / Fotos: Luiz Carlos Gnoatto e Beto Ruschel-Ascom FIESC
Na manhã desta segunda-feira, 3 de outubro, Associação Empresarial da Fronteira recebeu uma comitiva de diretores da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), formada pelo presidente, Mário Cezar de Aguiar; vice-presidente para a regional Extremo Oeste, Astor Kist; e os diretores: SESI e Senai, Fabrízio Pereira; de Inovação e Competitividade, José Fiates; Corporativo, Alfredo Piotrovski; gerente executivo regional, Ivanor Finato.
Também participaram do encontro, o delegado da Receita Federal de Dionísio Cerqueira, Mark Tollemache; e a delegada adjunta, Simone Veiga Felício.
A comitiva da FIESC e os delegados da Receita Federal foram recebidos para o encontro, pela presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, e por diretores e funcionários da Associação.
Em visita a Dionísio Cerqueira, o presidente da FIESC apresentou uma pauta de cursos de qualificação profissional do SENAI para o desenvolvimento de comércio exterior e a disponibilidade da Federação em contribuir.
Ele enfatizou que o novo porto seco em Dionísio Cerqueira cria oportunidades para o desenvolvimento industrial na trifronteira e região.
“Temos certeza de que a fronteira pode receber investimentos industriais, que vão trazer um desenvolvimento ainda maior da região. O SENAI está à disposição para qualificar a mão de obra, para atender as indústrias que queiram se instalar na região”, salientou.
Mário Cezar evidenciou que a capacitação profissional é considerada estratégica para fortalecer o comércio exterior, já que o novo porto seco, que será um dos principais pontos de conexão do Brasil com a Argentina e os demais países do Mercosul, deve gerar cerca de 10 mil empregos.
Na mesma linha, o vice-presidente regional da FIESC para o Extremo Oeste, Astor Kist, destacou o potencial de desenvolvimento da região a partir do porto seco.
“Temos anúncios de grandes investimentos de empresas privadas, que vão gerar oportunidades para a região. A FIESC quer gerar um ambiente favorável à instalação de mais indústrias”, acrescentou.
NÚMEROS
O presidente da FIESC, em sua apresentação, destacou a importância da Indústria para o desenvolvimento do território, e apresentou um arquivo de slides, mostrando os números do setor industrial em Santa Catarina e também no Extremo Oeste (o arquivo completo está na secretaria da Ascoagrin, à disposição dos interessados).
A presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab, destacou a importância da visita do presidente da FIESC e comitiva de diretores, demonstrando o apoio da Federação à Associação, e também o interesse de fortalecer os empresários da região, no que diz respeito ao setor industrial.
“Vivemos um momento importante na trifronteira e região, com projeção de um crescimento exponencial. Acreditamos que em um futuro próximo, teremos a instalação também de industrias em nossos municípios.
Diante disso, Raquel afirmou que nada é mais assertivo que a Ascoagrin alinhar uma parceria forte com a FIESC, que veio para mostrar a sua força e a sua intenção de estar caminhando em parcerias com os municípios menores e com as respectivas Associações Empresariais.
“O presidente, Mário Cezar de Aguiar, colou a FIESC à inteira disposição para ajudar no que for necessário no processo de industrialização do território, e a capacitação foi um dos destaques dessa parceria”, citou Raquel.
A presidente da Ascoagrin ressaltou que a visita da comitiva da FIESC foi muito positiva e produtiva.
“Para a Ascoagrin foi gratificante receber o presidente e diretores da FIESC e os delegados da Receita Federal de Dionísio Cerqueira”.
Raquel agradeceu, de maneira especial, a todos os diretores, que se fizeram presentes, prestigiando o evento, que foi de extrema importância.
“A Ascoagrin manifesta sua gratidão por ‘ser vista, pela Federação das Indústrias de Santa Catarina, como uma entidade forte, representativa, e que realmente faz o seu papel de disseminar o associativismo na região’. Essas foram palavras do presidente da FIESC para a nossa Associação e isso nos deixa felizes e gratificados”, concluiu a presidente Raquel Schwab.
Galeria de Fotos