Cooperação

sábado, 05 de agosto de 2017

FRONTEIRAS COOPERATIVAS REALIZA PALESTRA E APRESENTA CASE SOBRE O TURISMO

Palestras abordou as opções de negócio propiciadas pelo turismo regional, e o case  mostrou o que já está acontecendo na tri fronteira em termos de turismo

 

Lideranças políticas e comunitárias, empresários e líderes voluntários do Programa Fronteiras Cooperativas participaram, na noite de quinta-feira passada, 3 de agosto, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin, de um encontro promovido pelo Grupo de Turismo do Núcleo de Barracão do Programa Fronteiras Cooperativas.

O encontro teve palestra, com o tema “Turismo Regional, um bom Negócio”, ministrada pelo consultor do Sebrae/PR, Anery Júnior Baggio, e apresentação do case “Turismo na Fronteira”, pela coordenadora do Grupo de Turismo, Talita Casagrande.

Participaram do evento, os prefeitos, Marco Aurélio Zandoná, de Barracão, e Thyago Gnoatto Gonçalves, de Dionísio Cerqueira; Jorge Segundo Feldmann, presidente do Núcleo de Barracão do Programa Fronteiras Cooperativas e integrantes do Núcleo; Maria Áurea Müllmann, gestora do Programa pelo Sebrae/PR; Maria Zani, presidente da Governança Regional de Turismo Caminhos da Fronteira; Carlos Vanderley Porfírio, presidente da Ascoagrin; Luiz Dias, que representou o prefeito de Bom Jesus do Sul, Cezar Bueno; Adriana de Assis Cordeiro, que representou o intendente de Bernardo de Irigoyen, Guilhermo Fernandes; o presidente da Câmara de Vereadores de Barracão, Marcos Dombroski, e demais vereadores; representantes do Núcleo do Fronteiras Cooperativas de Santo Antonio do Sudoeste, que integra também Pranchita, Pérola do Oeste e San Antonio (AR); empresários, servidores públicos e representantes de entidades da sociedade.

 Abrindo os pronunciamentos, Maria Áurea Müllmann destacou que o Fronteira Cooperativas iniciou em Barracão, Bernardo de Irigoyen, Bom Jesus do Sul e Dionísio Cerqueira, há quatro anos, e foi um trabalho que deu certo.

“Agora o programa está sendo ampliado para toda a faixa de fronteira, passando por Santo Antonio do Sudoeste, San Antonio, Pranchita, Pérola do Oeste e Planalto, indo até Capanema e Andresito. Trabalhamos ações integradas para desenvolver os dois lados da fronteira, porque só assim o crescimento é efetivo e todos crescem. O Fronteiras Cooperativas exista para ajudar a construir o desenvolvimento integrado”, afirmou.

Maria Áurea agradeceu pelo apoio e parceria da Ascoagrin, do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF e das administrações dos municípios envolvidos.

Carlos Vanderley Porfírio ressaltou a atuação da Ascoagrin, cujo mandato da atual diretoria encerra neste mês de agosto, enfatizando que o período foi de muitas ações e parcerias envolvendo a Associação, o CIF, prefeituras, empresários, entidades e sociedade.

“A Casa do Empresário acolhe e é parceira de todas as iniciativas de desenvolvimento sustentável e integrado”, citou.

Marco Zandoná e Thiago Gnoatto Gonçalves destacaram a importância da continuidade do Programa, pelos bons resultados já consolidados em prol do fortalecimento e da transformação da tri fronteira.

Jorge Segundo Feldmann relatou ações dos grupos do Programa Fronteiras Cooperativas, evidenciando o Grupo de Turismo, que aceitou o desafio de desenvolver e fortalecer o turismo na tri fronteira, vendo o turismo como fonte de geração de trabalho e crescimento econômico.

Ele agradeceu à Ascoagrin por sempre acolher o Fronteiras Cooperativas.

“Sem a Ascoagrin não teríamos ‘casa’ e sem casa nenhuma família sobrevive. Nós somos uma família que quer ajudar, contribuir, com novas ideias e experiências, para que a fronteira se desenvolva sempre mais”, concluiu.

 

Na sequência, o consultor do Sebrae/PR, Anery Júnior Baggio, ministrou a palestra “Turismo Regional, um bom negócio”, abordando estratégias, projetos e ações para o fortalecimento do turismo na tri fronteira.

Em seguida, Talita Casagrande apresentou o case “Turismo na Fronteira”, mostrando as ações que já estão acontecendo, principalmente no turismo de compras.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto

Galeria de Fotos