O Núcleo de Jovens Empreendedores da Fronteira – NJEF, ligado à Associação Empresarial e Comercial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul – Ascoagrin, realizou, no sábado, 21 de maio, durante o dia todo, mais uma edição do Feirão do Imposto.
Neste ano, a campanha teve como tema: “Bumerangue do Imposto. O único que vai e não volta”.
Além de intensificar a conscientização sobre a carga tributária no Brasil, o Feirão tratou, também, sobre questões envolvendo a aplicação dos recursos públicos e como está ocorrendo o retorno, ao cidadão e empresas, dos tributos pagos.
O Feirão do Imposto aconteceu em 21 estados brasileiros e em mais de 120 cidades.
TRI FRONTEIRA
Na tri Fronteira, as ações se concentraram no Supermercado Verdurão, em Barracão, e no Auto Posto do Valdir, em Dionísio Cerqueira.
Quem passou pelo Auto Posto do Valdir e assinou o abaixo assinado do Movimento
Brasil Eficiente, teve o direito de retirar um bilhete de uma urna, e se fosse premiado, podia abastecia 10 litros de gasolina comum, pagando apenas R$ 2,00 por litro, que é o preço do combustível, sem o custo dos impostos.
O Posto do Valdir disponibilizou 600 litros de combustível, sem o valor do imposto, contemplando 60 pessoas.
Além disso, que passou pelos dois locais, também pode saber mais sabre a carga tributária que incide sobre cada produto, nos mais diferentes setores de mercado, e o quanto ele majoram os preços praticados no Brasil.
CARGA TRIBUTÁRIA
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT, a carga tributária hoje, no Brasil, equivale a 36% do Produto Interno Bruto – PIB.
Segundo o Impostômetro, uma ferramenta que contabiliza, diariamente, os tributos arrecadados no Brasil, pela União, Estados e Municípios, ou seja, ele apura quanto às esferas de governo estão arrecadando na forma de tributos, em 2015, o governo arrecadou mais de R$ 2 trilhões em impostos e taxas.
Mais informações podem ser obtidas nos sites: (www.feiraodoimposto.com.br) e (www.brasileficiente.org.br).
Fonte: Luiz Carlos Gnoatto.: