Associativismo

terça, 29 de novembro de 2022

5º CONGRESSO EMPRESARIAL PARANAENSE SUPERA EXPECTATIVAS

Sergio Moro, Deltan Dalagnol, a palestrante Carla Sarni, e o diretor da Yoshii Engenharia, Aparecido Siqueira, foram os destaques da programação

Fonte: Assessoria de Comunicação da Faciap

 

A programação do 5º Congresso Empresarial Paranaense superou as expectativas dos participantes e dos organizadores.

O evento, que aconteceu no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu, nos dias 25 e 26 de novembro. teve mais de 1.200 participantes, de todas as regiões do Estado, representantes de Coordenadorias da Federação das Associações Empresarias do Paraná - Faciap e de Associações Empresariais.

Em seu discurso de abertura, o presidente da Faciap, Fernando Moraes, destacou a importância da união para o fortalecimento do setor.

“Não podemos nos recolher. Pelo contrário, temos que nos unir, mostrar a força do setor produtivo por meio da união de todos os atores envolvidos e estarmos preparados para contribuir com as políticas públicas dos governos federal e estadual”, disse, ao destacar o trabalho que a Faciap vem realizando de visitas às Associações Comerciais, com a apresentação de novos modelos de negócios que visam a sustentabilidade das entidades.

O economista Samy Dana abriu a programação de palestras falando sobre o atual momento econômico nacional.

Ele falou do “efeito cobra”, uma prática condenável sempre adotado pelos governos: “Há um problema, o governo toma uma decisão paliativa, não resolve, e ainda aumenta esse problema”, disse para criticar a presença de decisões políticas na economia.

Samy falou também sobre o sistema tributário nacional, que, segundo ele, é um dos piores do mundo. 

“O atual sistema beneficia apenas advogados tributaristas e lobistas”, afirmou ao destacar que o Brasil poderia adotar uma forma única de tributação a exemplo de outros países. “Desvincular o modelo tributário da política é um dos desafios do Brasil”, disse.

O painel “Gestão de Pessoas” contou com a participação do Embaixador do Instituto GPTW no Brasil, Hilgo Gonçalves e do palestrante Aparecido Siqueira, diretor de RH da Yoshii Engenharia, que contou cases de sucesso da empresa, a partir da adoção de uma política voltada para pessoas.

 

SÉRGIO MORO E DELTAN DALAGNOL

O ex-juiz e senador eleito, Sérgio Moro, e o ex-procurador e deputado federal eleito, Deltan Dalagnol, foram outro destaque do evento.

Eles foram os convidados especiais do painel “Política e Cidadania”, que teve como mediador o presidente da Faciap, Fernando Moraes.

Falaram sobre os desafios que preveem enfrentar no Congresso Nacional a partir de janeiro e sobre o firme propósito de combater a corrupção no Brasil.

Moro e Dalagnol comentaram, também, sobre as dificuldades que terão que enfrentar em um país onde a corrupção é banalizada e a legislação é flexível ao combate ao crime.

 

FAZER ACONTECER

A programação do 5º Congresso Empresarial Paranaense foi encerrada com a palestra “Fazer Acontecer”, proferida por Carla Sarni, CEO do Grupo Salus.

Ela contou sua história de empreendedora, como construiu um patrimônio que chegou à marca de 540 unidades, em 23 estados, que possuem hoje 6 milhões de clientes.

“Empesa não é vaca para você comprar de manhã e tirar leite toda tarde. Empresa é como filho, merece cuidados em todas as etapas da vida”, citou Carla.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Faciap

Galeria de Fotos