Aduana - Plenária FACISC

quarta, 16 de agosto de 2023

ASCOAGRIN SEDIA PLENÁRIA DA FACISC E A AMPLIAÇÃO E GESTÃO DA ADUANA FOI O PRINCIPAL TEMA

A reunião teve a presença da delegada da Receita Federal de Dionísio Cerqueira, Dra. Simone do Rocio Veiga Felício, e do gerente geral de operações de fronteiras, da Multilog Brasil, Francisco Damilano

Fonte e Fotos: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin

 

A Associação Empresarial da Fronteira - Ascoagrin, sediou, nesta terça-feira, 15 de agosto, reunião plenária da Regional Noroeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC.

A plenária teve a prensa do vice-presidente da FACISC, Elson Otto; do vice-presidente da FACISC para regional Noroeste, Deni Boito; da presidente da Ascoagrin, Raquel Schwab; do diretor do Programa Empreender da FACISC, Allan Kreutz; a consultora regional da FACISC, Márcia Daniel Tonet; presidentes, diretores e executivos das Associais Empresarias que integram a Regional Noroeste.

O evento iniciou às 16 horas, com visita técnica na Aduana de Cargas de Dionísio Cerqueira.

Em função de bloqueio na BR-163, para as devidas obras na rodovia, não foi possível a visita técnica ao Novo Porto Seco.

Na sequência, aconteceu a plenária, no Auditório da Ascoagrin.

A delegada da Receita Federal de Dionísio Cerqueira, Dra. Simone do Rocio Veiga Felício, e gerente Geral de operações de fronteiras, da Multilog Brasil, Francisco Damilano, também participaram da plenária.

Simone Felício falou sobre a atuação geral da Receita Federal, e destacou os trâmites aduaneiros e como funciona a Aduana.

“A Receita Federal faz bem mais do que apenas cobrar impostos e receber declaração do Imposto de Renda. Com atuação desmedida, impedimos a entrada de produtos ilegais no País, evitando a concorrência desleal”, ressaltou a delegada.

Simone enfatizou que somente em 2022, a Alfândega de Dionísio Cerqueira destinou R$ 20 milhões em mercadorias para entidades e órgãos públicos.

Dentre os produtos, destacam-se veículos, computadores, celulares e drones. Cidades atingidas por calamidades, como chuvas receberam vestuário e alimentos

Francisco apresentou a Multilog e falou como será o funcionamento do novo Porto Seco de Dionísio Cerqueira, que após as duas etapas de obras será o segundo maior porto seco terrestre da América Latina, atrás apenas de Foz do Iguaçu.

“É de suma importância para a região e para o Mercosul, a operação do Porto Seco de Dionísio Cerqueira. É mais um passo importante para garantir efetividade no processo logístico dos nossos clientes. Hoje a Multilog tem uma grande representatividade no mercado Nacional e Mercosul, pois cerca de 60% do marketing share passa pelos nossos Portos Secos. Em Dionísio Cerqueira, teremos uma localização estratégica e mais uma opção para oferecer aos nossos clientes, logística integrada eficiência operacional tecnologia avançada integração com os clientes e órgãos anuentes”, declarou.

O vice-presidente da FACISC, Elson Otto e o VP Regional Noroeste, Deni Boito, destacaram que uma antiga demanda do Projeto Voz Única da FACISC é a administração da Aduana Internacional de Cargas de Dionísio Cerqueira.

“Todas as informações apresentadas foram muito importantes e estamos com uma grande expectativa para o Porto Seco. Este será o segundo maior da América Latina, quando implementada a totalidade do projeto. Será uma referência para o Brasil todo, duplicando de imediato a capacidade de entrada e saída de caminhões de carga, a partir da conclusão da primeira fase do projeto, prevista para novembro de 2023”, ressaltou o vice presidente da FACISC para regional Noroeste, Deni Boito.

A presidente das Ascoagrin, Raquel Schwab, destacou que a reunião foi um sucesso, foi produtiva e muito positiva.

“A explanações da Dra. Simone e do Francisco foram de grande importância para o conhecimento dos empresários, com assuntos importantes sobre o comércio internacional, a estrutura e os trâmites aduaneiros, o andamento das obras do novo Porto Seco e a previsão de entrada em funcionamento”, afirmou Raquel

Raquel citou que este cenário todo está propício para investimentos na região.

“Foi um encontro positivo, um netwok de grande êxito, conhecimento e informações, importantes para o setor empresarial da trifronteira e da região. Agradecemos a FACISC por realizar essas reuniões itinerantes, com Dionísio Cerqueira sendo escolhido como um dos locais onde elas acontecem” concluiu a presidente da Ascoagrin.

 

UTIL CARD

Na ocasião foi apresentado aos presentes o Util Saúde e atualizados os pleitos regionais do projeto Voz Única.

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin

Galeria de Fotos