A Associação Empresarial de Coronel Vivida (Acivi), com apoio do Sebrae/PR, organizou uma programação especial para empresários e empreendedores neste passado. O Novembro Empresarial promoveu palestras, treinamentos e consultorias, levando informação para melhorar a competitividade de micro e pequenas empresas no município de Coronel Vivida, sudoeste do Estado.
A programação foi concluída no dia 27 de novembro com jantar de confraternização no salão do Centro Comunitário, com a participação de 540 pessoas. O Novembro Empresarial contou com apoio do Sebrae/PR, Conselho da Mulher Empresária Vividense (CMEV), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Prefeitura Municipal e Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar).
A programação, destinada a gestores e equipes, teve início no dia 3 de novembro, com treinamento sobre atendimento. Também integraram a programação o desfile de moda promovido pelo CMEV, duas palestras - uma sobre ergonomia e outra motivacional; e treinamento direcionado às mulheres empreendedoras. Ao todo, o Novembro Empresarial em Coronel Vivida reuniu empresários e colaboradores de 130 empresas.
O presidente da Acivi, Antonio José Baggio, conta que o Novembro Empresarial é o principal evento do ano na entidade e que todas as atividades tiveram expressiva participação dos empresários. “Nossa meta foi superada. Até nos surpreendemos com o número de pessoas que participaram das palestras, treinamentos e jantar. A palestra motivacional, com João Carlos de Oliveira, com previsão para 500 pessoas, teve cem participantes a mais. Conseguimos arrecadar 800 kg de alimentos que serão separados em cestas básicas e doados para os garis do município”, detalha. Baggio agradeceu o apoio dos parceiros no evento. “Assim como nas quatro edições anteriores, o Sebrae/PR esteve ao nosso lado, esclarecendo nossas dúvidas e trazendo treinamentos e palestras”.
O consultor do Sebrae/PR, Ivonei Loregian, que acompanhou a movimentação do Novembro Empresarial em Coronel Vivida, ressalta que o cenário da economia brasileira pede mais dedicação de empresários e empreendedores. “Passamos por momentos em que é preciso aumentar a competitividade. A busca por informações e conhecimentos é fundamental para melhorar os resultados dos negócios. Tivemos temas que vieram ao encontro das necessidades dos empreendedores e empresários do município. A expressiva participação de público é o reconhecimento dos esforços de todos os envolvidos”, reflete Loregian.
A empresária Priscila Decesaro, sócia-proprietária de uma franquia de chocolates, costuma participar das ações da Acivi e observa que procurar novas alternativas é mais do que necessário no momento atual. “Sentimos muito os efeitos da crise em cidades menores, como a nossa, em que os consumidores seguram os gastos. Inovar é fundamental para os empresários. É importante fazer algo a mais pelo cliente e também na empresa para motivar os colaboradores”, comenta.
Para Silvio Marcolina, proprietário de uma veterinária, o Novembro Empresarial proporcionou a oportunidade ampliar conhecimentos. “É preciso se aprimorar continuamente. O que hoje é bom, amanhã pode não ser mais. Tem que ter acesso às informações e colocar em prática”, reconhece Marcolina.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae