EMPRESAS ASSOCIADAS

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

REDE DE
NEGÓCIOS

Programa Paraná Trifásico

sexta, 10 de dezembro de 2021

Na manhã desta sexta-feira, 10, a Associação Comercial e Empresarial de Santa Terezinha de Itaipu, representada por seu presidente Alexandro T. Pereira, participou do evento "Paraná: A nova fronteira de energia elétrica do Brasil", juntamente com a prefeita Karla Galende, o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Sauthier, secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal e do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Cláudio Schutz.

O Governador Ratinho Júnior lançou o programa Paraná Trifásico, durante o evento, que contará com o valor de R$ 1,6 bilhão investido em todo o estado, garantindo menor custo aos consumidores e maior produção de energia elétrica, diminuindo as quedas de energia em nossa região.

A prefeita Karla Galende aproveitou a oportunidade, e solicitou ao governador Ratinho Junior e diretor-presidente da Copel Daniel Pimental mais investimentos em infraestrutura, distribuição e manutenção: “Santa Terezinha de Itaipu está em constantes tratativas com a Copel e junto ao Governo do Estado para que mais investimentos cheguem até nosso Município, principalmente com aumento da capacidade de atendimento a todos os consumidores da área urbana e aos produtores rurais. Nosso Município vem crescendo e se desenvolvendo e o fornecimento ininterrupto de energia precisa acompanhar todo esse crescimento. O governador nos garantiu que 20% do total deste investimento será destinado aos municípios da região Oeste do Paraná e que Santa Terezinha de Itaipu será atendida com um sistema moderno, com menos quedas de energia e mais segurança".

O programa:

A Copel está realizando o maior investimento da sua história na rede de energia rural do Paraná. Ao todo, serão R$ 2,1 bilhões investidos entre 2020 e 2025. No total, serão implantados 25 mil quilômetros de linhas trifásicas de distribuição de energia no campo, no lugar das monofásicas. Em 2020, o Paraná Trifásico fechou o ano com 2,8 mil quilômetros de novas linhas trifaseadas e, até o final de 2021, o Paraná terá 6,5 mil quilômetros de redes trifásicas construídas. É um salto gigante de patamar, que vai garantir mais segurança energética ao agronegócio paranaense. Menos quedas, menos custos e mais produtividade.

Neste ano já estão prontos 6,4 mil quilômetros de um total de 25 mil quilômetros previstos para serem instalados no Estado até 2025.

Nesta sexta-feira (10), em Medianeira, o governador anunciou o cumprimento da meta por parte da Copel em 2021: "Estamos aqui para fazer uma prestação de contas, mostrar que o programa está seguindo o cronograma à risca. O agronegócio é a base desse estado e o que faz do Paraná uma potência, por isso nós como agentes públicos precisamos fazer com que a infraestrutura ajude o setor a avançar cada vez mais", afirmou Ratinho Junior.

BENEFÍCIOS - Na prática, toda a espinha dorsal da rede de distribuição no campo está sendo trifaseada, substituindo a tecnologia monofásica, que marcou a primeira grande revolução elétrica no Interior. Além de garantir energia de mais qualidade e com maior segurança, o programa proporciona o acesso do produtor rural à rede trifásica a um custo muito inferior ao que hoje é pago.

As redes isoladas atuais, monofásicas, sofrem mais com as quedas de energia. Com o trifaseamento, haverá interligação entre essas redes e a criação do efeito redundância no fornecimento. Ou seja, redes que hoje estão próximas, porém não se "conversam", passarão a ser interligadas. Assim, se acabar a energia em uma ponta, a outra garante o abastecimento.

Com o programa, a Copel melhora a qualidade no fornecimento de energia, renova seus ativos e garante mais segurança aos seus funcionários e à população. Os novos cabos com capa protetora isolante têm nível de resistência reforçada quando atingidos por galhos de árvores ou outros objetos. Os antigos cabos eram "nus".

"Com o programa, a Copel atende uma missão de ajudar no desenvolvimento do Paraná, dando suporte enérgico para o crescimento do Estado", explicou o diretor-geral da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali.

O Paraná Trifásico, está levando maior qualidade no fornecimento de energia elétrica e confiabilidade do sistema para todo o estado, reduzindo significativamente as interrupções, sendo o homem do campo um dos principais beneficiados pelo programa.

 

Fonte: Acisti

Galeria de Fotos