Carta Moção entregue ao Deputado Estadual Ademar Traiano
quarta, 28 de abril de 2021
Na data de Hoje (28), a prefeita de Santa Terezinha de Itaipu, Karla Galende, acompanhada de seu vice, Vanio Morona, confirmando a parceria entre o Poder Público e a Associação Comercial e Empresarial de Santa Terezinha de Itaipu (ACISTI), fizeram a entrega da carta moção para o deputado estadual Ademar Traiano, que por sua vez fará a entrega da mesma para o Governador Ratinho Junior.
O ofício/moção foi elaborado pela ACISTI na data de cinco de março de dois mil e vinte um, e foi assinado pela diretoria e conselho da ACISTI juntamente com seus associados, reivindicando a flexibilização do comércio para todas as atividades comerciais, de todos os segmentos (serviços, comércio, indústria e turismo) e solicitação para que não haja novos decretos de lockdown, visando corrigir as injustiças resultantes dos decretos do Governo do Estado.
Carta Moção:
Santa Terezinha de Itaipu/PR, 05 de Março de 2021.
A Sua Excelência o Senhor
CARLOS ROBERTO MASSA JÚNIOR
Governador do Estado do Paraná Curitiba/PR
A Associação Comercial e Empresarial de Santa Terezinha de Itaipu - ACISTI, no uso de suas atribuições representando a união da classe empresarial do município, e se fazendo representar por seu presidente, Sr. Alexandro Tavares Pereira, sua diretoria e seu conselho e com a chancela da classe empresarial, vem por meio deste, manifestar seu descontentamento com o Decreto n° 6983 do Governo do Estado do Paraná, publicado em 26 de fevereiro de 2021, que determinou o fechamento das atividades não essenciais a partir da sexta-feira (26), pelo período de 08 dias e sua prorrogação até quarta feira dia 10.
Somos um município pequeno, com 23.465 habitantes (IBGE 2020) e população bem distribuída geograficamente. Pelos dados registrados, observamos que o comércio não é o responsável pelo aumento dos casos da COVID-19, pois as empresas e os funcionários estão mantendo todos os protocolos e orientações.
O que observamos que está agravando o contágio são as aglomerações entre familiares e grupos de amigos em locais privados (residências) que se encontram para festas e diversão. Concordamos que os bares, casas noturnas, festas e qualquer tipo de evento com aglomeração de pessoas, sejam restritos. Igualmente, por sermos um município pequeno, não temos redes de transporte coletivo ou metros, e nossos trabalhadores utilizam pouco do transporte coletivo de passageiros, não gerando assim grandes aglomerações.
Diante disso, entendemos que o comércio aberto e funcionando possibilita a continuidade das atividades cotidianas e essenciais dos moradores locais, com a devida continuidade da fiscalização para manutenção dos devidos cuidados recomendados nos protocolos de enfrentamento ao novo coronavírus, e que isso ainda mantém o fluxo econômico que gera empregos e renda às famílias do nosso município.
Assim, solicitamos a vossa excelência que não haja um novo Decreto impondo o fechamento de todo comércio (essencial e não essencial). Solicitamos a flexibilização conforme a realidade de cada município do Paraná, na observância do contido no novo Decreto n° 7020.
Por fim, consideramos que se cada município adotar as medidas necessárias de acordo com a sua realidade, com a continuidade do apoio do Governo do Estado, acreditamos muito em breve estabilizar essa situação, preservando a vida e economia dos municípios do Paraná.
Na certeza de contar com sua atenção, aguardamos seu retorno e posicionamento, e ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Galeria de Fotos