A ACISTI tem atuado em favor das empresas e do setor produtivo de Santa Terezinha de Itaipu, há mais de 36 anos.
Intensificamos nosso trabalho, nos momentos de crise, para que os interesses de nossos associados e da comunidade sejam defendidos. E neste momento, com a pandemia do Coronavírus (Covid-19), não esta sendo diferente, estamos sempre ativos, buscando a melhor forma para a retomada do comércio sem prejuízos à saúde da população, dos empresários e colaboradores.
Nossos colaboradores e diretores estão ativos, e trabalhando intensamente, efetuando reivindicações, sugestões e solicitações aos mais diversos setores e entidades, mas sempre dentro da ordem e da legalidade. Sem atropelos ou decisões errôneas que venham causar prejuízos futuros não apenas a entidade como aos seus associados.
Confira algumas das medidas efetuadas pela Associação Comercial e Empresarial de Santa Terezinha de Itaipu para minimização da crise nas últimas semanas:
- Após os decretos de fechamento do comércio, na segunda-feira (23/03), participamos da reunião encabeçada pelo Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), com a participação da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Unimed regionais, diretores de hospitais, e algumas Associações Empresariais em que os assuntos foram as medidas para prevenção ao Covid-19 e minimizar o caos social e econômico.
- A Diretoria da ACISTI participou também de uma reunião com o Prefeito Claudio Eberhard e com o COE (Centro de Operações de Emergência em Saúde de STI), onde foi sugerida uma quarentena verticalizada, pois a Associação entende a grave conseqüência econômica que a quarentena horizontal já está causando. Na ocasião, o Prefeito disse que aguardava orientações do Ministério da Saúde para que essa mudança fosse possível. Na seqüência obtivemos resposta negativa, pois o Ministério da Saúde não aprova este tipo de quarentena.
- Na tentativa de amenizar alguns efeitos econômicos do Coronavírus em nosso Município, a Associação Empresarial protocolou ainda em março, um ofício na Prefeitura, solicitando, à Administração Municipal, a adoção de medidas de cunho econômico que visem mitigar as consequências e efeitos danosos da crise em nossa economia, assim como o diferimento de impostos Municipais.
- Em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e outras entidades do setor produtivo, foi elaborado e enviado um manifesto com sugestões e reivindicações econômicas diante dos desafios que os empresários têm enfrentado, aos senhores: Carlos Massa Ratinho Junior - Governador e Darci Piana - Vice Governador do Estado do Paraná. O documento foi protocolado ao Governo do Paraná. Para acessar o documento na íntegra, clique aqui.
- A ACISTI, se fazendo representar por seu presidente, vice presidente e Diretora Executiva, tem participado constantemente, de reuniões pontuais com o COE e Prefeitura Municipal, para tratar sobre o retorno das atividades produtivas das empresas. Todas essas reuniões têm acontecido no intuito de fazer uma negociação para a retomada das atividades sem que isso cause prejuízo para a saúde dos comerciantes e população.
- A associação disponibilizou um canal de comunicação tira-dúvidas para os associados, através do WhatsApp (45) 99996-0569, através do qual os associados têm entrado em contato para saber mais sobre questões como os novos decretos, leis e assuntos pertinentes à entidade.
- Disponibilizamos, também, atendimento especializado para as linhas de crédito da Garantioeste, em parceria com o Sicoob, com uma agente exclusiva atendendo às demandas.
- A ACISTI esta disponibilizando constantemente, através dos diversos canais (Instagram, Facebook, Site e E-mail) a produção de conteúdo especiais sobre o Covid-19: novos decretos, leis e informações relevantes ao empresário. Estamos engajados em atualizar nossos associados e todos os empresários da região com informações atualizadas e confiáveis.
- Hoje, terça-feira (07) a diretoria da ACISTI se reuniu com o Prefeito Cláudio Eberhard e o COE Covid-19, para alinhar regras do plano de retomada das atividades comerciais, que estarão liberadas de maneira gradativa, na próxima segunda-feira, dia 13.
Salientamos que somos coadjuvantes neste cenário, seguindo o que foi decretado, mais sempre debatendo e buscando influenciar positivamente nas decisões dos gestores.
Reitero aqui a missão da ACISTI que é integrar, estimular e promover o desenvolvimento dos associados e da comunidade.
Seguimos confiantes nesses propósitos, fazendo um trabalho pautado na realidade e na razão, com análise dos fatos.
Estamos juntos e seguiremos juntos para superar a crise.