EMPRESAS ASSOCIADAS

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

REDE DE
NEGÓCIOS

ACISTI participa do evento de aniversário do Corredor Ecológico Santa Maria

quarta, 29 de junho de 2022

A Associação Comercial e Empresarial de Santa Terezinha de Itaipu, Acisti através de seu diretor de indústria, Alexandre Candeo, participou da solenidade em comemoração aos 20 anos do Corredor Ecológico Santa Maria reuniu os parceiros, instituições e técnicos responsáveis pela implantação de um dos projetos ambientais mais importantes para a preservação ambiental no Oeste do Paraná, e marcou esta quarta-feira, 29, com muito conhecimento de todo o trabalho desenvolvido ao longo desses anos, além de uma nova perspectiva para um futuro ainda melhor. 

Durante o evento, as autoridades realizaram a entrega de homenagens aos atores e instituições responsáveis pelo grandioso projeto de preservação ambiental. Além disso, foi realizado o plantio de mudas nativas e o descerramento da placa do bosque comemorativo. No período da tarde, um evento técnico envolveu os gestores de educação ambiental da Itaipu Binacional e das prefeituras. Na oportunidade, os profissionais escreveram frases sobre o que esperam do corredor para os próximos anos, as mensagens foram colocadas em uma cápsula que foi enterrada, e deve ser aberta após 10 anos.

 

Corredor Ecológico Santa Maria

O Corredor Ecológico Santa Maria, é um dos projetos ambientais mais importantes para a preservação do meio ambiente no Oeste do Paraná. Trata-se de um dos poucos corredores ecológicos estabelecidos com força de lei no Brasil e é resultado da atuação de diversas instituições locais, estaduais e federais que atuaram em parceria, juntamente a proprietários de terra que cederam parte de suas propriedades para o projeto.
Com 976 hectares que somam remanescentes de áreas naturais, e outras regeneradas ou de proteção permanente em duas microbacias (as dos rios Apepu e Bonito), o Corredor Ecológico Santa Maria conecta o Parque Nacional do Iguaçu (PNI), ao sul, passando por importantes fragmentos preservados, às áreas protegidas da Itaipu Binacional, ao norte. E, assim, insere-se em um contexto ainda mais amplo, do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, que contempla ainda mais ao norte o Parque Nacional da Ilha Grande, e do Corredor de Biodiversidade Trinacional, que abrange áreas de proteção no Paraguai e na província argentina de Misiones.

Considerado patrimônio ambiental e de biodiversidade, o Corredor Ecológico Santa Maria, é um marco memorável para todos os envolvidos.

Fonte: Acisti

Galeria de Fotos