Tendências para Primavera/Verão 2012 serão apresentadas em Terra Roxa

segunda, 18 de abril de 2011

Tendências para Primavera/Verão 2012 serão apresentadas em Terra Roxa

Na próxima semana, empresários e profissionais da área de moda e design, do município e região, poderão participar de lançamento e workshop, referentes ao Diário de Inspirações, publicação Senai-Cetiqt e Sebrae
Destaque nacional no setor de vestuário infantil, o município de Terra Roxa, no oeste paranaense, recebe na próxima semana, o lançamento do Diário de Inspirações para o Design de Moda Primavera Verão 2012 e Workshop Laboratório de Criativação. Os eventos são indicados para empresários e profissionais do setor interessados em conhecer as tendências para a coleção primavera/verão 2012.
O lançamento do Diário de Inspirações, publicação Senai-Cetiqt em parceria com o Sebrae Nacional, está marcado para o dia 27 de abril, das 19h30 às 21 horas, no Centro de Formação Profissional Benjamim José Coelho, também conhecido como Escola do Trabalho, em Terra Roxa. O evento, que conta com o apoio do Arranjo Produtivo Local (APL) Moda Bebê de Terra Roxa e Prefeitura Municipal, é gratuito, mas as vagas são limitadas a 50 participantes.
Já o Laboratório de Criativação, workshop no qual os participantes poderão conhecer de forma detalhada todo o conteúdo do Diário de Inspirações acontecerá nos dias 28 e 29 de abril, também na Escola do Trabalho. No dia 28, quinta-feira, a capacitação será das 8 horas até o meio-dia e das 14 às 18 horas; no dia seguinte, acontecerá apenas no período da manhã.
Para o Workshop, o investimento será de R$ 140,00 e R$ 190,00 por participante, para empresários associados ao APL Moda Bebê e não associados, respectivamente. O limite de vagas para o Workshop é de 30 pessoas. Interessados em participar tanto do evento de lançamento quanto do workshop têm até esta quarta-feira, dia 20, para confirmar presença pelo telefone (44) 3645-2269.
De acordo com a coordenadora estadual do setor de Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, o  material do Diário de Inspirações já se transformou em uma referência por dialogar com as tendências do setor. “A publicação traz informações sobre design, perfis culturais e comportamentais dos consumidores, referências que são decisivas para ajudar a tornar as coleções produzidas por pequenas empresas mais assertivas e competitivas no mercado”, explica Carla Werkhauser.
“As referências são construídas a partir da pesquisa de macrotendências comportamentais e da prospecção de cenários futuros, nas diversas áreas transversais à moda, expressas por cenas ou interação dos personagens com os cenários. Hoje o empresário precisa conhecer não só as tendências de moda, mas principalmente o perfil do seu cliente, o que ele privilegia e em qual contexto social ele está inserido", observa a coordenadora.

 

Itinerário da moda

 

O circuito de eventos no Paraná iniciou na primeira quinzena de abril em Apucarana e Londrina. Além de Terra Roxa, o Diário de Inspirações para o Design de Moda Primavera Verão 2012 também será apresentado em outros municípios do Estado. Em Imbituva, o workshop será realizado nos dias 10 e 11 de maio; em Curitiba, nos dias 12 e 13 de maio; Em Maringá, entre os dias 17 e 19 de maio; e em Cianorte, o Laboratório de Criativação acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de maio. No sudoeste, a apresentação do material está prevista para acontecer no final de maio e no início de junho.
“Conhecer o Diário de Inspirações é importante para que o empresário pense em desenvolver sua coleção individualmente, com menos cópias e mais identidade de marca. Além de proporcionar a equipe de criação e desenvolvimento de produtos uma avaliação do comportamento do consumidor, tendências de cores, tecidos e cortes”, assinala o consultor do Sebrae/PR em Toledo e responsável pelas ações desenvolvidas pela entidade para o setor do vestuário no oeste do Estado, Alan Alex Debus.
Assim, complementa Debus, esse conjunto de ações possibilita a ampliação da visão dos empresários de pequenas confecções sobre a importância da interpretação do ambiente, o que leva em conta mais que as estações do ano como referência, mas, também, o mercado da moda, um universo que está a cada dia mais atento aos perfis culturais.
Na avaliação do coordenador do APL Moda Bebê Terra Roxa e empresário do setor no município, Marcelo Fernando de Paula, estudar as tendências que compõem o Diário de Inspirações é essencial a criação das novas coleções. “Já participamos do lançamento da publicação no ano passado e os resultados foram ótimos. Nossas estilistas utilizam dos parâmetros pesquisados para compor o Diário e criam a coleção mais focada nos anseios e perfil atual do consumidor. Com certeza participaremos do lançamento da nova publicação”, ressalta o empresário que atua há dez anos no setor industrial de moda bebê em Terra Roxa.

 

SEBRAE/PR

 

Postado em 18/04/2011

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