Prosperar, a ferramenta de sucesso do empresário
terça, 21 de dezembro de 2010
Prosperar, a ferramenta de sucesso do empresário
“O prosperar fez a diferença para as empresas do Programa Empreender”
Uma importante ferramenta que os empresários podem utilizar dentro da empresa para melhorar a sua gestão é o Diagnóstico Prosperar. O Prosperar é um serviço desenvolvido pelo SEBRAE e FACIAP e hoje é oferecido pelo SEBRAE. O mesmo foi viabilizado pela ACIME, e utilizado nos núcleos setoriais pelo Programa Empreender. É um diagnóstico que permite ao empresário avaliar o comportamento da sua empresa com relação ao macro ambiente (fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos), além de seus processos e sua forma de gestão.
Segundo a consultora do Empreender da ACIME, Luciane Dal Pozzo, através da ferramenta, o empresário consegue auto avaliar sua empresa, a fim de identificar possibilidades de melhorias e também planejá-las de forma estruturada. “Toda essa análise (avaliação) é feita baseada em parâmetros da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), que por sua vez, é baseado em modelos de excelência de gestão empresarial”, explica Luciane.
Os empresários que tiveram a oportunidade de utilizar a ferramenta e que souberam realmente tirar proveito, já realizaram melhorias em sua empresa. “Isso porque eles perceberam que poderiam realmente melhorar, mesmo em pequenos detalhes de seus processos, por exemplo. Muitos acreditavam que a ferramenta era somente para grandes empresas, mas com o tempo perceberam que nas pequenas empresas fica muito mais fácil de implantar certas melhorias do que em empresas maiores, basta apenas saber adaptá-las a sua realidade.” completa.
Após feito o diagnóstico, o prosperar proporciona um espaço para a estruturação de um planejamento, tendo por base os próprios resultados do diagnóstico. “Para que o empresário consiga realizar esse trabalho ele precisa ter disciplina, e se planejar”, conclui Luciane.
“Através do Diagnóstico Prosperar conseguimos identificar com mais clareza as nossas prioridades da empresa, para iniciar um processo de melhoria de gestão. Com o auxílio da ferramenta iniciamos vários procedimentos internos e também buscamos cursos de aperfeiçoamento nas áreas de gestão, podendo assim melhorar a qualidade de nossos trabalhos”, afirma o empresário Jair Klaus, membro do núcleo de Mecânicas Leves.
Postado em 21/12/2010
Galeria de Fotos