Programa do Sebrae/PR proporciona nova visão sobre qualidade nas empresas

quinta, 08 de julho de 2010

Programa do Sebrae/PR proporciona nova visão sobre qualidade nas empresas

Por meio de capacitações em grupo e consultorias individuais, Programa Sebrae Gestão da Qualidade estimula mudança de hábitos de gestão com foco na busca pela excelência em qualidade; em Medianeira, uma nova turma deverá iniciar os trabalhos

 

Voltado aos empresários de micro e pequenas empresas do município que buscam pela melhoria dos processos de gestão empresarial, o Programa Sebrae Gestão da Qualidade (PSGQ) tem como principal objetivo disseminar a importância de um sistema de gestão voltado à qualidade. Segundo o consultor do Sebrae/PR de Foz do Iguaçu, Edinardo Borba de Aguiar, o Programa representa um marco na história da empresa e do empresário participante.
“São nove meses de capacitação nos quais o empresário participa de treinamentos em grupo e, ainda, recebe consultoria individual, diretamente na empresa, de profissionais especializados do Sebrae/PR. Assim, ele tem contato com a teoria e, em seguida, pode aplicar as ferramentas de gestão da qualidade que são fundamentadas na Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e voltadas ao desenvolvimento e preparação das empresas para o mercado competitivo”, explica o consultor.
O gerente geral da empresa Lajes Patagônia, Roque Eugenio Furini, que participou do PSGQ, aprovou os resultados. “Gostei muito de ter participado, foi muito interessante, pois o consultor não trabalha apenas a motivação, mas também nos auxilia a tornar a teoria em prática, a mudar não somente a empresa, mas também o ser humano. Além dos treinamentos em equipe com todas as empresas participantes, onde compartilhamos experiências, temos ainda consultoria individual, que recebemos nas empresas. Isso faz com que cada organização trabalhe a sua realidade, tirando o que tem de melhor do consultor e do programa, implantando e aplicando o que tem de mais moderno em termos de ferramentas de gestão, melhorando e ampliando a visão de sua empresa, concretizando assim um planejamento estratégico equilibrado. Todos os empresários devem participar, é recompensador, pois são os pequenos detalhes que fazem nossa empresa ser melhor, e digo mais, estar viva, com saúde e em constante crescimento”, enfatiza o empresário.
Ainda de acordo com Edinardo de Aguiar, os módulos do PSGQ são especialmente adaptados para a realidade das micro e pequenas empresas que já têm controles de gestão, mas buscam uma consolidação no mercado. “O PSGQ possibilita ao empresário a compreensão da necessidade de mudança da gestão em todo o negócio, desde o gerenciamento de processos à valorização das pessoas para a melhoria do ambiente de trabalho”, destaca.
A ACIME – Associação Empresarial de Medianeira, encerrou uma turma nesse mês, e já estão abertas as vagas para uma nova turma que deverá iniciar no próximo ano. Para isso os interessados deveram participar da palestra “Qualidade como fator de competitividade”, que será no próximo dia 14 às 19h30 na Acime, a palestra é gratuita e será proferida pelo consultor do SEBRAE de Londrina, Oswaldo M. Santos. A palestra de lançamento ainda ira contar com explicações sobre os módulos e depoimentos de empresários que já participaram do PSGQ.

 

Mais informações e confirmação de presença podem ser solicitadas na ACIME ou pelo telefone (45) 3264-1273, falar com Edilce.

 

Competências

 

As vagas para as turmas do PSGQ em Medianeira são limitadas e poderão ser feitas a partir do evento de lançamento (dia 14). O consultor do Sebrae/PR alerta, ainda, que as turmas serão formadas por, no máximo, 12 empresas. Dessa forma, todos podem conhecer o Programa no evento de lançamento, porém os participantes serão selecionados conforme o perfil de exigência ao PSGQ.
O primeiro módulo do Programa traz como tema “Os fundamentos da excelência”. Nesse, o empresário vai aprender a desenvolver as competências para uma mudança empresarial e pessoal na busca pela excelência. Já o segundo, “D’Olho na qualidade”, vai mostrar novos hábitos para a otimização dos recursos, melhoria do bem-estar físico, mental e social da empresa e respeito com o meio ambiente.
O terceiro módulo versa sobre as “Parcerias Eficazes” e faz o empresário refletir sobre as relações de parceria, que precisam ser claras, objetivas e harmônicas, além da profissionalização na gestão e obtenção de resultados desejáveis para todos os envolvidos. Os processos da Gestão da Qualidade serão abordados no quarto módulo, que permitirá ao empresário conhecer ferramentas capazes de avaliar e mensurar resultados dos processos de qualidade.
O quinto módulo fecha o cronograma de treinamentos do PSGQ com o tema “Gestão da Qualidade: Visão Estratégica”, estimulando ao empresário desenvolver competências para pensar e agir estrategicamente, formulando e desenvolvendo ações; analisando o ambiente interno e externo; planejando e executando um sistema de medição coerente com as estratégias, no sentido de obter resultados focados e alinhados.
No total, o PSGQ é composto por 104 horas de cursos mais 20 horas de consultorias, individuais e em grupo, nas empresas participantes. “Desta maneira, além da teoria aprendida nos treinamentos, o empresário vai poder aplicar os conhecimentos adquiridos e, em seguida, o Sebrae/PR vai até a sua empresa para fazer o acompanhamento da aplicação das novas ações”, orienta Edinardo de Aguiar.

 

Postado em 08/07/2010

Fonte:

Galeria de Fotos