Planejamento empresarial pode ser solução

segunda, 30 de março de 2009

Planejamento empresarial pode ser solução

O investimento era feito, mas a loja não tinha o retorno financeiro esperado. Essa era a realidade dos negócios da empresária Neusa Maria Melo, proprietária de uma loja de roupas da cidade. “Eu saía de uma dificuldade e logo ela reaparecia”, diz a empresária.

Neusa sabia que algo estava errado, mas não conseguia encontrar o “furo” no sistema que utilizava. Foi aí que procurou orientação na Acime (Associação Comercial de Medianeira), onde passou utilizar os serviços de consultoria.

O resultado surpreendeu a empresária: o problema era a falta de planejamento. “Eu não sabia quanto tinha para entrar naquele mês e por não ter controle daquilo que teria em mãos nos próximos meses, eu não sabia se poderia parcelar compras. Pensava que dinheiro em caixa representava que a empresa estava bem. E isso não é verdade. É preciso se organizar para crescer”, emenda.

Com a orientação da consultoria, as mudanças começaram. Primeiramente pela sua postura com as funcionárias. “Qualificação! O mercado exige isso. Antes eu cobrava da equipe o que nem eu fazia”, confessa.

O segundo passo foi focar o trabalho em um público específico e eliminou da loja, segmentos que não tinham giro, como enxovais, cortinas e tapetes. “Tem empresas maiores, especializadas apenas nisso.

Querer competir era um investimento sem retorno. Foquei minhas vendas e continuei com segmentos que realmente trazem retorno”, explica.

Atualmente ela e a equipe estão fazendo a automatização da loja. Peça por peça é cadastrada. Até então, o controle era todo manual. “A consultoria sugeriu que automatizasse para ter um controle mais preciso do que entra e sai da loja”.

De acordo com ela, o empresário deve estar ligado em como esteve o mercado em anos anteriores para acertar no futuro. “Tudo é questão de planejamento e estar antenado. Consegue-se até antecipar cenários, prever como vai estar o mercado”.

Neusa conta que o ano da consultoria foi o melhor ano de gestão da empresa. “Não aumentaram as vendas, mas produzimos com mais qualidade. Só quando se busca o melhor, se percebe o quanto ainda se tem para melhorar”, avalia.

CONSULTORIAS
Desde 2007, a Acime em parceria com o Sebrae e oferece gratuitamente o serviço de consultoria a pequenas e grandes empresas. Nesse período mais de 380 empresas já foram beneficiadas com as orientações. “A consultoria é um instrumento valioso e gratuito”, diz Neusa.

O consultor, juntamente com o proprietário, faz uma análise do plano de gestão da empresa. A partir do diagnóstico das falhas, sugere novas estratégias para que o empreendedor adote no negócio.

A gerente admintrativa da Acime, Maria Helena dos Santos, explica que o consultor orienta o replanejamento do plano de gestão e faz o acompanhamento enquanto as mudanças são implantadas. “O consultor apenas sugere alternativas para sanar o problema. O empresário que decide se vai, e como vai aplicar as novas estratégias na empresa”, diz. “A consultoria é um plano de ação para organizar todos os setores que possam ter ‘furos’, como setor financeiro, vendas, propaganda, atendimento, entre outros”, explica.

Para ela, o diferencial entre as empresas é a forma como ela é administrada. “O preço e a qualidade dos produtos em diferentes lojas são sempre similares. O que faz uma empresa se destacar em meios às demais é a gestão, ou seja, o como a empresa é conduzida”.

O serviço também é uma oportunidade para orientar aqueles que desejam investir em um novo negócio. O consultor vai analisar a viabilidade da empresa e propor o planejamento adequado ao futuro empresário.

Mesmo que tenha recebido a consultoria uma vez, a empresa pode reutilizar o serviço sempre que necessário.

SERVIÇO
As consultorias acontecem quartas e quintas-feiras, com horário agendado. Informações e agendamento pelo 3264-1273 com Angela.

De: Redação Nossa Folha (http://www.nossafolha.com.br/)
Por: Vanessa Peron (vanessa@nossafolha.com.br
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