Observatório Social ajudou o município a economizar mais de 500 mil
segunda, 03 de outubro de 2011
Observatório Social ajudou o município a economizar mais de 500 mil
Em apenas quatro meses foram encontradas diversas irregularidades nas licitações e, o público presente aplaudiu de pé a atuação do Observatório
No último dia 29, o Observatório Social de Medianeira (OSMED), realizou a apresentação do segundo relatório quadrimestral, o evento aconteceu no CPC Arandurá e contou com a presença de mais de 250 pessoas, que se manifestaram durante a apresentação e no debate.
Em quatro meses de trabalho, o Observatório de Medianeira tinha como objetivo acompanhar 10% das licitações municipais, essa meta foi alcançada e superada conseguindo atingir 29% das licitações. Através da intervenção do OSMED houve uma economia de mais de 500 mil reais nas contas públicas em apenas quatro meses.
Segundo o presidente do Observatório Social, Celson Adão Dewes, a apresentação foi bastante positiva. “Valeu à pena termos realizado esse evento no CPC, assim o público pode acompanhar. Houveram muitas manifestações do público presente, assim foi possível observar que há interesse da população na transparência e no acompanhamento das contas públicas”, diz.
Ainda segundo Celson, a próxima apresentação deve acontecer em janeiro. “Vamos pensar na possibilidade de realizar em um local ainda maior, para que toda população possa participar e saber o que esta acontecendo na administração pública e na câmara de vereadores, de que forma estão sendo aplicados os recursos públicos e o andamento das licitações. É muito importante que a população tenha interesse em saber o que a prefeitura paga e recebe, a exemplo dos alugueis que a administração recebe e paga todos os meses,” completa.
O Observatório ainda apresentou os gastos com diárias individuais de cada vereador, bem como a participação de cada um na câmara. Já no executivo foi apresentando algumas licitações, as quais chamaram a atenção do público quanto aos resultados. Segundo o consultor financeiro que esteve presente no evento, Marcio Diniz Pessini, a apresentação foi excelente. “Como cidadão vejo que o Observatório veio para preencher os anseios da comunidade, fazer com que Medianeira cresça, que haja transparência e fiscalização, eles são os olhos atentos da população, acredito que com isso também irá ajudar a melhorar a qualidade dos servidores”, afirma.
A professora de educação física, Vanderleia Schmitt, também se fez presente e aprovou a apresentação. “Essas apresentações poderiam acontecer de forma até mais frequente. Quanto aos resultados, não me surpreendi muito, porque pagamos tantas coisas e não temos retorno, ainda há muito o que se fazer nesse município. Algo que poderia ser feito para diminuir os gastos com as diárias dos vereadores, por exemplo, é investir em capacitações locais para diminuir o deslocamento dos mesmos ate outras cidades distantes como Curitiba, as diárias são absurdas, e fazendo algo assim também irá valorizar os profissionais daqui, além de economizar o nosso dinheiro,”completa.
A apresentação do OSMED está disponível para todos os interessados no site www.acime.com.br na página do Observatório Social, ou então ela pode ser solicitada por e-mail ou pessoalmente no escritório do Observatório, anexo a Acime.
Postado em 03/10/2011
Galeria de Fotos