Mais uma conquista: Observatório Social de Medianeira

terça, 21 de dezembro de 2010

Mais uma conquista: Observatório Social de Medianeira

O movimento desenvolve programas propostos pelo Observatório Social do Brasil com vistas a longo prazo, e contribui para a mudança cultural no país

 

Durante o mês de agosto foi constituído em Assembléia Geral na ACIME o Observatório Social de Medianeira. Composto por um conselho formado por representantes do município que começará atuar a partir de janeiro de 2011.
 O objetivo do Observatório Social é despertar na sociedade o espírito de cidadania fiscal pró-ativa tornando o cidadão atuante na vigilância social melhorando assim a aplicação dos recursos públicos. É uma ferramenta de monitoramento das licitações, acompanhando até mesmo o recebimento dos produtos licitados.
“Para estimular novos hábitos e costumes no cidadão, de todas as idades, o Observatório promoverá Concursos, monografias, feirões sobre impostos, palestras, seminários, teatros, enfim tudo que envolva o espírito da prática no exercício da cidadania”, afirma o presidente do Observatório Social de Medianeira, Celson Adão Dewes.
O primeiro Observatório Social foi criado em Maringá, no ano de 2005 e hoje essa metodologia esta disseminada em vários municípios do Brasil. A Acime tendo uma das áreas de sua atuação o Desenvolvimento Local percebeu que deveria apoiar a implantação do mesmo em Medianeira.
No mês de novembro, aconteceu a apresentação do Observatório Social para os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Medianeira com o objetivo de levar ao conhecimento dos mesmos como se dará essa atuação.
A proposta do Observatório é contribuir através do acompanhamento dos processos licitatórios e, se diagnosticado alguma irregularidade será oficializado o gestor público e os vereadores aos quais cabem a competência e a responsabilidade para proceder às correções necessárias. Uma vez corrigida o processo terá continuidade normalmente, caso as correções não se efetivarem o Observatório Social encaminhará tal situação ao Ministério Público, e dará continuidade ao processo na atuação das sanções impostas.

 

Postado em 21/12/2010

Fonte:

Galeria de Fotos