Horário especial incrementa a venda do comércio

quinta, 15 de janeiro de 2009

Horário especial incrementa a venda do comércio

As vendas do comércio de Medianeira registraram aumento de 6% no horário especial de Natal deste ano em relação ao horário especial de 2007. Segundo a Acime, este pode ser considerado o melhor da última década. “Podemos considerar o resultado deste ano como muito bom”, explica o encarregado administrativo do SCPC, ligado a Acime, Juliano Fuzinatto. Esse aumento de 6%, segundo a instituição, é fruto de um dia a mais de venda em horários especiais. Foram nove dias em 2008 contra oito dias em 2007.
Mesmo com a evolução nas vendas, o crescimento em relação ao ano anterior caiu se comparado 2007, quando o avanço nas vendas alcançou mais de 10% em relação a 2006.
O SCPC entende que a diferença nos números não são reflexos da crise e que a queda é natural, já que 2007 foi considerado por muitos especialistas como o melhor Natal da ultima década pela grande oferta de crédito que aconteceu durante o ano todo.
Já o índice de clientes que quitaram suas dívidas diminuiu se comparado a 2007. Porém, no horário especial, o aumento de quitações foi de 58%. Ou seja, muitos aproveitaram o horário estendido para pagar as contas. Ainda segundo o SCPC, a inadimplência teve queda de 0,25% no mês de dezembro.
O empresário Aristides Matté, da Aristides Calçados, explica que o horário especial sempre foi um incremento a mais na hora das compras de Natal. “Sempre foi assim e isso é muito bom. Um espetáculo. Show de bola. Tivemos um ótimo movimento, especialmente do dia 17 ao dia 24 de dezembro”, comemora.
O presidente da Acime, Gelson Lângaro, explica que as vendas de fim de ano deram boas expectativas para o comerciante. “Foi muito bom. O horário especial também agradou. Exceto no dia 31, que deu pouco movimento a tarde e algumas lojas fecharam”, conta. Para o presidente da entidade que congrega boa parte dos empresários de Medianeira, o fim de ano é a melhor época do comércio e por isso a associação demonstra amplo compromisso em apoiar as iniciativas que vão de encontro ao interesse do empresário e do consumidor.
Já para Marli Guidolin Flores, da Relojoaria e Ótica Marissol, uma das mais tradicionais da cidade, o horário especial é bom, mas precisa ser repensado para não deixar funcionários e empresários com tempo ocioso. “Ele é muito bom, mas só na última semana. Neste ano (2008) foi começado muito cedo a atender em horário especial. Nos primeiros dias, a maioria ficou ‘mosqueando’ dentro das lojas”, conta a trabalhadora. “Depois, nos últimos dias, foi muito bom”, complementa.

SCPC
Em Dezembro, 506 dívidas foram registrados no banco de dados do SCPC. Esse número foi inferior aos cancelados, que ficaram em 536 dívidas que saíram do sistema. No ano, o acumulado da inadimplência passa a casa de 5% em Medianeira, maior que 2007. A Acime lembra que vender utilizando o SCPC diminui em 26% o risco de inadimplência.

Acordo
O acordo para atendimento em horário especial foi convencionado com apoio de entidades que representam empregadores e empregados. Além de receber as horas-extras por tempo trabalhado que excedeu o expediente normal, o acordo prevê a dispensa dos colaboradores na segunda e terça-feira de Carnaval.

Fonte:

Galeria de Fotos