Educação ganha destaque dentro da Femult 2009 Universidades, cursos preparatórios e até uma incubadora vão fazer parte do evento em setembro

quinta, 27 de agosto de 2009

Educação ganha destaque dentro da Femult 2009 Universidades, cursos preparatórios e até uma incubadora vão fazer parte do evento em setembro

Medianeira tem a quarta melhor educação do Paraná quando se trata de ensino fundamental. A média 5,9 alcançada pelos alunos do município no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é apenas um décimo menor que em países desenvolvidos. Mas não são somente os mais novos que têm qualidade na educação. O nível superior tem ganhado destaque nos últimos anos em Medianeira, com a implantação e consolidação de faculdades, cursos profissionalizantes e preparatórios, entre outros. Aliado a isso, cresce o espaço da profissionalização.

Por esses e outros fatores que a educação e a profissionalização terão destaque durante a Femult 2009, Feira Multisetorial de Negócios, Gastronomia, Cultura e Responsabilidade Socioambiental. O evento acontece de 4 a 7 de setembro em Medianeira e abre espaço para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que deve expor sobre seus cursos, suas ampliações, além de desenvolver uma atividade socioambiental. A Unip, que aplica o ensino superior a distância, também terá seu estande. A Incubadora Tecnológica da UTFPR, onde são desenvolvidos os projetos acadêmicos para a entrada no mercado de trabalho, também garantiu presença. “Serão locais para enriquecer conhecimentos e pensar em novas possibilidades”, diz uma das coordenadoras da Femult, Marlene Ottoni.

Os cursos preparatórios Pet Cursos e In Foco vão expor um pouco do que é desenvolvido com os alunos de Medianeira e região. Também darão destaque às novas atividades propostas para este ano. “Esse espaço da educação e profissionalização é bastante relevante para que as pessoas conheçam nosso potencial”, frisa o presidente da feira, André Ott.

O prefeito Elias Carrer emenda. “Medianeira é hoje um polo educacional graças ao envolvimento de muita gente. Somos excelência e temos que mostrar isso”, diz Carrer. Para o vice Ricardo Endrigo, a educação é um investimento que traz os melhores resultados. “É através de uma boa formação que as pessoas conseguem vencer na vida e contribuir com o desenvolvimento social, econômico e cultural de Medianeira e da região Oeste”, aponta.

Para a coordenadora da Escola do Trabalho, Anastásia Steckling, a feira será uma oportunidade para divulgar os cursos que são desenvolvidos pela entidade no município. “Vamos, além disso, fazer a demonstração do trabalho de alguns formados na escola. Teremos o corte de cabelo e manicure gratuitos para a população”, frisa. Essa atividade acontece na tarde de sábado (5).

 

Outras atrações

Exposição da indústria, comércio e prestadores de serviços, shows, apresentações artísticas, diversidade gastronômica, desfiles e palestras completam a feira, que deve reunir cem mil pessoas em torno de 150 espaços para exposição. A entrada é gratuita.

Fonte:

Galeria de Fotos