Certificação de Origem Digital garante mais agilidade e redução de custo aos exportadores

segunda, 26 de abril de 2010

Certificação de Origem Digital garante mais agilidade e redução de custo aos exportadores

Faciap será a única entidade no Paraná a ingressar no projeto piloto de Certificação de Origem Digital do Ministério de Comércio Exterior – MDIC

 

A busca de novos mercados é realidade para muitas empresas, mas os tramites burocráticos e muitas vezes a lentidão nos processos acabam dificultando a entrada de empresários no comércio exterior. Para facilitar este processo o Brasil será o primeiro país no mundo a adotar o sistema de Certificação de Origem digital.
Para esclarecer sobre esse processo a Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, sediou nessa sexta-feira, 23, um encontro de orientação que reuniu empresários, técnicos ligados a atividades exportadora, presidentes de associações comerciais e também de outras federações.
A nova ferramenta digital passa a ser utilizada em projeto piloto a partir do dia 1º de julho. A analista de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Cibele Oldemburg, que esteve em Curitiba ministrando o treinamento, explica que já começaram os testes para a utilização do sistema no Brasil, e eles estão ocorrendo em duas fases, uma delas com a homologação interna e com as entidades emissoras de certificado e a segunda etapa acontece com as aduanas parceiras do Brasil, onde o processo tem início com a Argentina e o Chile.
Serão 10 entidades emissoras de Certificados de Origem que vão participar desse projeto piloto do MDIC. No Paraná a única entidade será a Faciap. “Nossa Federação tem uma grande experiência na área de certificação digital e nosso IPPEX (Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior) leva nossa competência para outros estados e tem apoiado muitas empresas ligadas ao Sistema de Associações Comerciais a ingressarem, e principalmente, se manterem no comércio internacional. Fazer parte desse projeto piloto reafirma o nosso compromisso com a inovação e a promoção de negócios”, destaca o presidente da entidade, Ardisson Naim Akel, que também é vice-presidente de comércio exterior da CACB – Confederação das Associações Comerciais do Brasil.


Mais agilidade e menos custos


Hoje mesmo com as facilidades e redução de tempo com a emissão de Certificados de Origem On-line, o processo de exportação ainda é demorado, porque os documentos entre aduanas são em papel e o processo do exportador até o importador pode levar dias. Com a implantação do Certificado de Origem Digital todo o processo será informatizado, e todos os documentos vão circular por meio da web, extinguindo o papel de todo o processo, e o que levava dias, passará a ser feito em minutos. “Com o novo procedimento todo o processo será facilitado, com menos burocracia e mais segurança, o exportador terá uma redução significativa nos custos de todo o processo e muito mais agilidade”, explica Cibele.
A coordenadora do IPPEX, Adriana Cordeiro, lembra que esta capacitação realizada em Curitiba, será levada para as Associações Comerciais de todo o Paraná. “É importante que os empresários conheçam essa nova ferramenta”, destaca.

 

Postado em 26/04/2010.

Fonte:

Galeria de Fotos