Acime estimula o comércio há 38 anos
quarta, 29 de julho de 2009
Acime estimula o comércio há 38 anos
A Acime foi fundada no ano de 1971, através do Rotary Club de Medianeira, especificamente através de Antônio Della Pasqua. Como instituição de prestação de serviço, o Rotary queria ajudar os comerciantes a fomentar as vendas no comércio local.
Naquela época, uma comissão foi convidada para a criação do estatuto da associação. Esta comissão era formada por Erestitu Chibiaqui, que foi o primeiro presidente da Acime, Wadis Dall´Oglio, Francisco Pereira Neto, Adolpho Mariano da Costa, Armindo Doro Frandoloso e Antonio Della Pasqua. Neste dia, todos discutiram assuntos pertinentes à elaboração do estatuto e da convocação de todos para a primeira assembleia, que elegeu a primeira diretoria.
Cerca de 110 empresários associados compareceram nesta reunião. “Durante quatro anos, as pessoas não estavam vendo os benefícios de serem sócios da Acime e por isso este número caiu para 33 associados”, relembra o segundo presidente da associação, Armindo Doro Frandoloso, que afirmou que a Acime não desenvolvia muitos trabalhos naquela época.
Até 1976, a Acime realizava os trabalhos no escritório de contabilidade de Seu Armindo D. Frandoloso e depois em uma sala comercial até a conclusão da sede própria, que aconteceu em 1998. O que ele lembra de trabalhos realizados foram os convênios com Ministério do Trabalho para emissão de carteira de trabalho, autenticação do livro registro de emprego, convênio com a Junta Comercial do Paraná para envio de documentos de registro de empresas por malotes e os cursos de datilografia que era uma exigência na época. “A partir destas iniciativas, o empresário começou a acreditar na Acime e com isso o número de associados aumentou, ultrapassando de 100 empresários”, ressalta.
Conquista
Uma das conquistas da associação, lembrada pelo segundo presidente, foi a instalação do escritório regional da Junta Comercial, em parceria com a associação dos contadores. Esta luta durou 11 anos. A junta registra todos os atos das empresas e registra e altera os contratos, dá baixa de empresas e outros. Armindo Doro Frandoloso foi o segundo presidente da associação
Diretoria
Cada diretoria permanece por um ano no mandato. A atual diretoria tem como presidente Celson Adão Dewes, que foi empossado nesta sexta-feira, dia 17, a partir das 19h30, no Country Club. “O nosso foco será desenvolver o associativismo. Para isso vamos levantar informações para verificar quais são as melhores formas para desenvolver isto. Uma das minhas metas é dividir funções para que todos trabalhem para o fomento do comércio de Medianeira que é pujante e um exemplo regional’, comenta Celson. “Vamos continuar com os cursos para aperfeiçoar nossos profissionais. Iremos fazer uma triagem para analisar quais são as principais necessidades deles”, completa.
49 ANOS
O atual presidente da Acime disse que sempre faz comparativos com outras cidades. “O comércio é bastante oscilante, mas não o de Medianeira, que é muito estável. Aqui as pessoas têm planejamento e isso impulsiona o comércio, além de todos acreditarem no potencial de Medianeira. Todos acreditando, o município cresce”, ressalta.
Armindo Frandoloso disse que os empresários estão de parabéns, pois a Acime é um exemplo de associação. “Ela tem uma estrutura para desenvolver vários cursos e treinamentos. Ela só cresceu graças ao crescimento do comércio, o que provavelmente garantiu o desenvolvimento do município”, finaliza o segundo presidente da Acime.
Galeria de Fotos