Acime abraça a causa ao combate à dengue
quarta, 24 de março de 2010
Acime abraça a causa ao combate à dengue
Autoridades municipais se uniram e irão realizar trabalhos principalmente nas empresas.
A Acime em parceria com a Secretaria da Saúde e Secretária de Vigilância Sanitária, o Sincomed – Sindicato do Comércio, e o SESC/ SENAC de Foz do Iguaçu. Buscam soluções para eliminar os focos de dengue que envolve o município de Medianeira, principalmente a região do centro, onde foram descobertos novos lugares de proliferação do mosquito, esses pontos são: em placas, luminárias, calhas e também em ambientes externos.
A reunião contou com a participação do presidente da Acime, Celson Adão Dewes; o gerente executivo do SESC de Foz do Iguaçu, José Dimas Fonseca; o Presidente do Sincomed, Danilo Tombini; o chefe da vigilância sanitária, Alan Rogiu do Nascimento, a enfermeira do SESC de Foz que irá acompanhar os trabalhos em Medianeira, Liziane Lemos Mattiello; e demais autoridades e empresários.
O objetivo da reunião é unir forças para combater esse problema que esta sendo de grande repercussão no município, conscientizando a sociedade, para contribuir assim com o bem comum. Sabendo que em Medianeira o número de casos da dengue foi um dos maiores registrados, assim também como o número de focos encontrados, principalmente no centro onde se concentra um maior número de focos do mosquito.
Na reunião foram sugeridas várias idéias, e os trabalhos terão início na próxima quinta-feira, dia 25. “Enfermeiras e profissionais da saúde irão fazer visitas nas empresas, na ocasião serão feitas as orientações necessárias, também será entregue panfletos e uma carta falando da responsabilidade e da importância de manter sempre uma limpeza adequada evitando assim a proliferação do mosquito”, afirma Dimas. A idéia é de que em cada empresa seja eleito um funcionário para que toda semana faça essa fiscalização dentro do ambiente, e também em calhas, decorações que possam acumular água, luminárias, letreiros, no pátio, em caixas de água, piscinas, plantas, recipiente que comportam água de animais, plásticos que se acumulam no lote, enfim tudo que possa vir a comportar água. Principalmente com os dias chuvosos que estamos presenciando.
Segundo o chefe da vigilância sanitária, Alan Rogiu do Nascimento, Toda ajuda é sempre bem vinda. “Iremos trabalhar também nas escolas, devemos iniciar já com os pequenos. Além disso, a população não deve descuidar evitando assim maiores problemas”, Completa.
Os empresários têm um papel fundamental nesta luta, o cuidado deve ser tomado não somente nas casas, mas também no local de trabalho, e para isso a Acime está dando todo o apoio necessário. “A Acime esta abraçando a causa, sabemos que o maior número de focos do mosquito, segundo a Vigilância Sanitária, está nas empresas da região central de Medianeira, por isso, queremos combatê-los e contamos com a participação de cada empresa, para que cada encarregado saiba fazer isso e também cobrar dos demais funcionários”, Afirma o presidente da Acime, Celson Adão Dewes.
Para bem se fazer esses projetos contamos com o apoio de todos os empresários, para que contribuem com essa luta, sabendo que o mosquito pode se reproduzir em lugares que jamais podemos imaginar e em ambientes que acreditamos ser seguros, por isso a atenção deve ser redobrada.
Postado em 24/03/2010.
Galeria de Fotos