Cerca de cem pessoas participaram do 1º Seminário de SCPC da Região Oeste do Paraná, sábado, 18, no Hotel Parque Iguaçu, em Medianeira. Empresários e representantes de 21 associações comerciais tiveram acesso a informações detalhadas sobre um serviço em expansão e considerado indispensável para assegurar a saúde financeira de empresas dos mais diversos ramos. O evento foi organizado pela Caciopar, Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, em parceria com a Acime, Associação Comercial e Empresarial de Medianeira.
O presidente da Caciopar, Guido Bresolin Jr., entende que consultar o SCPC não deve ser considerado um custo e sim um investimento por parte da empresa, porque os benefícios que esse hábito traz são inúmeros. “Uma venda malfeita, em função de o empresário não ter checado informações, representa um prejuízo enorme. Por isso, contar com dados seguros sobre o funcionamento desse serviço é tão importante”, diz Guido. A primeira palestra foi com Paulo Capoletti, gerente da Unidade de Pessoa Física da Associação Comercial de São Paulo.
Capoletti deu dicas de como ter em mãos o perfil de consumidores inadimplentes e saber quantos podem, depois de acertar pendências, voltar a comprar normalmente. Quanto mais estudos forem feitos sobre o comportamento do comprador, melhor, porque os dados permitem conhecer hábitos de quem costuma optar pelo prazo. Segundo Capoletti, 25% dos CPF´s dos consumidores com poder de compra no Brasil estão registrados no banco de dados do SCPC Nacional.
A oferta de prazos exagerados, segundo o gerente da ACSP, estimula vendas, no entanto traz problemas adicionais a comerciantes e ao próprio consumidor. “A sedução é tanta, que as pessoas acabam comprando sem planejamento e muitos acabam por se tornar inadimplentes. E o pior é que alguns buscam empréstimos em financeiras e com isso comprometem ainda mais sua situação”, segundo Capoletti. O diretor-proprietário da Sophus Tecnologia, Miguel Rull Arnal, apresentou produtos desenvolvidos para a proteção ao crédito e softwares de gestão. O maior desafio, segundo ele, é consolidar a utilização de serviços do SCPC pela internet.
A padronização de preços dos Serviços Centrais de Proteção ao Crédito em atividade no Estado foi apresentada pelo analista de vendas da ACP (Associação Comercial do Paraná), René Terezin. O advogado Ruy Fonsatti Júnior, assessor jurídico da Associação Comercial e Industrial de Toledo, falou sobre A questão jurídica nas Ace´s. Um dos focos de Fonsatti foram aspectos associados ao Código de Defesa do Consumidor.
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