1º Seminário de SCPC da região oeste do Paraná Foi um Sucesso!!

quinta, 23 de outubro de 2008

1º Seminário de SCPC da região oeste do Paraná Foi um Sucesso!!

Cerca de cem pessoas participaram do 1º Seminário de SCPC da Região Oeste do Paraná, sábado, 18, no Hotel Parque Iguaçu, em Medianeira. Empresários e representantes de 21 associações comerciais tiveram acesso a informações detalhadas sobre um serviço em expansão e considerado indispensável para assegurar a saúde financeira de empresas dos mais diversos ramos. O evento foi organizado pela Caciopar, Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, em parceria com a Acime, Associação Comercial e Empresarial de Medianeira.
O presidente da Caciopar, Guido Bresolin Jr., entende que consultar o SCPC não deve ser considerado um custo e sim um investimento por parte da empresa, porque os benefícios que esse hábito traz são inúmeros. “Uma venda malfeita, em função de o empresário não ter checado informações, representa um prejuízo enorme. Por isso, contar com dados seguros sobre o funcionamento desse serviço é tão importante”, diz Guido. A primeira palestra foi com Paulo Capoletti, gerente da Unidade de Pessoa Física da Associação Comercial de São Paulo.
Capoletti deu dicas de como ter em mãos o perfil de consumidores inadimplentes e saber quantos podem, depois de acertar pendências, voltar a comprar normalmente. Quanto mais estudos forem feitos sobre o comportamento do comprador, melhor, porque os dados permitem conhecer hábitos de quem costuma optar pelo prazo. Segundo Capoletti, 25% dos CPF´s dos consumidores com poder de compra no Brasil estão registrados no banco de dados do SCPC Nacional.
A oferta de prazos exagerados, segundo o gerente da ACSP, estimula vendas, no entanto traz problemas adicionais a comerciantes e ao próprio consumidor. “A sedução é tanta, que as pessoas acabam comprando sem planejamento e muitos acabam por se tornar inadimplentes. E o pior é que alguns buscam empréstimos em financeiras e com isso comprometem ainda mais sua situação”, segundo Capoletti. O diretor-proprietário da Sophus Tecnologia, Miguel Rull Arnal, apresentou produtos desenvolvidos para a proteção ao crédito e softwares de gestão. O maior desafio, segundo ele, é consolidar a utilização de serviços do SCPC pela internet.
A padronização de preços dos Serviços Centrais de Proteção ao Crédito em atividade no Estado foi apresentada pelo analista de vendas da ACP (Associação Comercial do Paraná), René Terezin. O advogado Ruy Fonsatti Júnior, assessor jurídico da Associação Comercial e Industrial de Toledo, falou sobre A questão jurídica nas Ace´s. Um dos focos de Fonsatti foram aspectos associados ao Código de Defesa do Consumidor.
Fonte:

Galeria de Fotos