NÚCLEO DA MULHER EMPRESÁRIA
segunda, 26 de setembro de 2016
Com belas histórias de superação, Fórum da Mulher levantou a autoestima das participantes
Mais de 150 mulheres da região Sudoeste do Paraná participaram do 8º Fórum Regional do Conselho da Mulher Empresária realizado sábado, 17 de setembro, no Centro de Eventos Darci Gubert de Mangueirinha. Com o tema "Mulher líder, desafios constantes", o Núcleo da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Mangueirinha (Aciman), em parceria com o Conselho Regional da Mulher Empresária (CRME) e a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), promoveram debates de assuntos atuais focados no público feminino.A quantidade de mulheres surpreendeu a organização. Para Shildrey Gnoatto Hermann, coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária de Mangueirinha, o evento superou todas as expectativas. “Foi bem produtivo, a apresentação do case de sucesso da Glaci Serpa e o depoimento de superação da Luciana Dorini levantaram a autoestima de todas.”
“Além da parte teórica tivemos exemplos de sucesso empresarial e exemplo de superação que nos fez rever nossa maneira de enfrentar os obstáculos da vida e valorizar mais o lado positivo da mulher. Com certeza incluiremos no planejamento estratégico da Cacispar para 2017 tudo o que aprendemos”, avalia Rosane Budine, presidente do CRME. A presidente do Faciap Mulher, Rosangela Sonda, também marcou presença no fórum.
Exemplos que marcam
Luciana é professora de Ensino Superior e contadora de uma entidade pública em Mangueirinha. Ela convive com um hemangioma em seu rosto. Conforme o site minhavida.com.br, hemangioma é formado por tumores benignos caracterizados por acúmulo anormal de vasos sanguíneos na pele ou nos órgãos internos que pode aparecer em qualquer parte do corpo. Em média, 30% dos hemangiomas estão presentes já no nascimento. O restante aparece nos primeiros meses de vida.
Outro momento que prendeu a atenção das participantes foi quando a empresária Glaci Serpa contou sua trajetória de vida pessoal e profissional. De acordo com Shildrey, o depoimento de Glaci foi motivador, visto que a ex-professora tornou-se empresária reconhecida em Mangueirinha pelo arrojo e dedicação. Há 20 anos, ela deixou a sala de aula e investiu no ramo de confecções. “Devido à necessidade de complementar a renda familiar, a Glaci comprou uma máquina pra fabricar peças de roupa e iniciou a venda para os vizinhos. O negócio cresceu e hoje ela emprega cerca de 30 funcionários”, declara Shildrey.
Pela manhã, Stefania Bucaneve Guedes proferiu a palestra "Mulher líder, desafios constantes". Uma lista foi repassada às participantes para que avaliassem o evento. “Foram mais de quatro meses de planejamento para que o fórum fosse um sucesso. O feedback das participantes foi muito positivo”, relata Shildrey, acrescentando que “o núcleo da mulher de Mangueirinha era visto como um grupinho de mulheres que se reunia para bater papo. E hoje organizamos diversos eventos, não apenas da Aciman, mas também da prefeitura e de outras entidades.”
Prêmios
Em sorteio, o Núcleo da Mulher Empresária de Chopinzinho ganhou um tablet e a o Núcleo da Mulher empresária de Marmeleiro foi contemplada com uma palestra oferecida pela Unifaciap, a ser ministrada por Dagmar Vicente de Castro.
Galeria de Fotos