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Palestra

quarta, 05 de julho de 2017

Acima realizou encontro Empresarial

No dia 29 de junho a Associação Comercial e Empresarial de Matelândia promoveu a palestra sobre “Como não perder dinheiro com a inadimplência”. Saber lidar com o tema e verificar as causas que levam o consumidor a essa situação foram abordados, bem como as ações para diminuir os prejuízos.

A concessão de crédito existe para alavancar as vendas, fazer giro de estoques e aumentar o faturamento da empresa. Nesta forma de venda, é comum que algumas parcelas desses valores não retornem, conforme a negociação firmada, a chama inadimplência.

"Tanto é que, de acordo com a Pesquisa nacional do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional "de Dirigentes Lojistas (CNDL), são 46,5% os brasileiros inadimplentes que não têm condições de pagar as dívidas em atraso.

“Ele explica que a palavra-chave para concessão de crédito é confiança, caso contrário, o crédito se torna mais arriscado”. Toda concessão de crédito é baseada na confiança e conhecimento da situação atual do consumidor. Quanto mais garantias, ou conhecimento a empresa tiver do consumidor, menor será a chance de algo dar errado na negociação e gerar a inadimplência. Dar crédito envolve riscos, mas o empresário que estiver mais preparado consegue fazer com que esta ausência de retorno se torne plausível, não comprometendo a viabilidade da empresa.

O palestrante destaca ainda que para o empresário, a concessão de crédito nunca foi tão delicada. Com juros altos, financeiras mais cautelosas na concessão, tudo se tornou mais caro. Precisamos mostrar ao empresário que através da concessão de crédito, o empresário está cedendo seu capital liquido e certo ao consumidor, e que é esse capital que viabiliza o funcionamento da sua empresa, por isso, é preciso rodear-se de ações que promovam a segurança da venda, fazendo uma análise ainda mais criteriosa da concessão de crédito.

Também foi tratado também será tratado sobre a importância da recuperação de crédito, o trabalho feito pelo setor de cobrança que promove a devolução do consumidor com parcelas em atraso ao mercado de consumo. A empresa precisa compreender que foi ela quem cedeu o crédito, e que precisa também ser participante ativa da devolução desse consumidor ao mercado de consumo. Consumidor sem crédito também é prejuízo para o empresário. É necessária a manutenção do fluxo contínuo de rendimentos, ou seja, se preocupar para quem estarei vendendo daqui seis meses, um ou dois anos.

Faz parte do papel da empresa incentivar e promover o consumo consciente do crédito, assim sendo, empresário e consumidor saem ganhando. A partir desta análise foram apresentadas algumas alternativas para sanar esses problemas.

Fonte: Assessoria Acima

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