PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Oeste em Desenvolvimento

segunda, 30 de janeiro de 2017

PNUD e Itaipu vão desenvolver atlas para desenvolvimento dos municípios do Oeste

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vai percorrer os 54 municípios do Oeste Paranaense para fazer um diagnóstico da situação de cada local, em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para isso, o programa firmou um convênio com Itaipu, que já tem uma relação muito forte na região, principalmente, em programas como o Cultivando Água Boa ou em sua participação no Oeste em Desenvolvimento.

Na semana passada, representantes do PNUD e de Itaipu se reuniram para planejar como será estruturada as visitas a cada município. O convênio vai durar três anos e deve gerar, ao final, um atlas com informações sobre a situação de cada município, quais as principais demandas e as sugestões de políticas públicas a serem tomadas.

“Queremos abrir uma discussão com a comunidade, as lideranças públicas e privadas. Não tem forma de melhorar os indicadores se não tiver uma convergência de o que pensam a sociedade e o setor público”, explica o superintendente da Assessoria de Energias Renováveis (ER.GB), Herlon Goelzer, responsável pela gestão do convênio, por Itaipu. De acordo com ele, a partir deste diagnóstico, será possível fazer planos setoriais (saúde, saneamento, equidade de gênero, por exemplo) e concluir com um plano municipal de desenvolvimento.

O primeiro passo, segundo Herlon, é identificar as instituições e pessoas parceiras em cada município. “Vamos usar como suporte os programas que já desenvolvemos na região, como o Cultivando Água Boa”. Depois, serão feitas reuniões nos municípios para apresentar os ODS e verificar a situação de cada cidade em relação a eles. No final, um atlas informacional será entregue a cada município.

Os ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Fonte: http://jie.itaipu.gov.br/conte%C3%BAdo/pnud-e-itaipu-v%C3%A3o-desenvolver-atlas-para-desenvolvimento

Galeria de Fotos