PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Micro 01 articula estratégias para enfrentar aumento da criminalidade

segunda, 26 de junho de 2023

Presidentes e diretores de associações comerciais e líderes dos municípios que integram a Microrregião 01 da Caciopar estiveram reunidos em Foz do Iguaçu, com um propósito específico: debater e alinhar ações que agilizem o combate à criminalidade. A segurança pública foi o tema central do encontro e todos manifestaram sua preocupação com a violência que atinge trabalhadores, famílias e empresas. Dias atrás, um empresário, diretor da Acisti de Santa Terezinha de Itaipu, foi vítima de latrocínio.
A Micro 01 pede ao governo do Estado melhorias na área da segurança pública com novos investimentos em equipamentos mas principalmente no destacamento de policiais. A gravidade do panorama foi apresentada pelo presidente da Caciopar, Lucas Eduardo Ghellere, durante o 1º Encontro Econômico e Político do Oeste do Paraná. A manifestação de Ghellere, de apoio da Caciopar à Micro 01, foi acrescida de um ofício enviado aos nove deputados que participaram do evento, na Acic, em Cascavel. O documento foi endereçado também à Casa Civil do Governo Ratinho Júnior, Secretaria de Segurança Pública e Comando da Polícia Militar.

Comitiva
A Micro 01 estuda, entre as estratégias, a criação de uma comitiva para ir a Curitiba para audiências reforçando a necessidade de implantação de um Batalhão da Polícia Militar, em Medianeira. E ajusta ainda ações articuladas para chamar a atenção das autoridades para os problemas de segurança enfrentados nos municípios. “A situação é séria e precisamos, de forma rápida e eficiente, da colaboração de todos”, destaca o coordenador da Micro 01, Alexandro Tavares Pereira. As ações integradas, além da Caciopar, com o POD e outras entidades da região também estão na pauta.
Durante o encontro em Foz, os presentes relataram sobre dificuldades que enfrentam na área e do avanço das mais diferentes modalidades criminosas em suas comunidades – compartilharam também ideias com bons resultados. Um dos problemas pontuados como dos mais graves é a ausência de policiais em alguns municípios da microrregião. Quando há alguma ocorrência grave é necessário esperar tempo considerável para a chegada do apoio de alguma cidade vizinha. “Essa é uma situação insustentável, que precisa ser enfrentada”, ressalta Lucas Ghellere, que pede apoio às outras micros da Caciopar à situação particularmente enfrentada pela 01. 

 

Crédito: Assessoria

 

Fonte: caciopar.org.br

Galeria de Fotos