Entrega do Diagnóstico Econômico-produtivo do município de Matelândia
sexta, 23 de outubro de 2020
Na noite desta quinta-feira 22, instituições parceiras do Projeto 'Diagnóstico econômico-produtivo do município de Matelândia', realizaram a entrega do material à comunidade e lideranças
ACIMA, Escola Piamarta de Matelândia, Prefeitura Municipal de Matelândia, UTFPR Campus Medianeira e Fundação PTI- BR realizaram a entrega do Diagnóstico econômico-produtivo do município de Matelândia em cerimônia na noite desta quina-feira 22, para lideranças locais e regionais.
O evento aconteceu no auditório da Escola Piamarta de Matelândia para poucas pessoas (devido a pandemia da COVID-19), respeitando todos os protocolos de segurança. A comunidade pôde acompanhar de forma online através das redes sociais da ACIMA.
Estiveram presentes representantes das Instituições que fazem parte do Projeto: Presidente da ACIMA Sr. Nelson Shozi Kamei, Prefeito Municipal Sr. Rineu Menoncin, Diretor da Escola Piamarta de Matelândia Padre Jodeam Sousa de Oliveira, Diretor Geral da UTFPR Campus Medianeira Sr. Flávio Feix Pauli e o Gerente do centro de empreendedorismo do PTI-BR Sr. Regean Gomes (representando o General Eduardo Garrido).
Além dos representes das instituições parceiras, também fizeram-se presentes os pré candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito de Matelândia, lideranças locais como os Gerentes das Cooperativas de Crédito Luciana Kolben (SICOOB) e Roberto Ciricato (SICREDI Vanguarda), lideranças regionais: Sr.Augusto Cesar Stein - Gerente Regional Oeste do Sebrae/PR, Sr. Danilo Vendruscolo - Presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Sr. Elias José Zydeck - Diretor Executivo da Cooperativa Frimesa e Sr. Lucas Ghellere - 2º Vice-presidente da CACIOPAR (representando o Presidente da CACIOPAR Sr. Alci Rotta Junior).
Conheça a história do Projeto
No dia 25 de maio de 2017, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Medianeira – ACIME, um grupo de pessoas, representantes da sociedade civil organizada de Matelândia e região, iniciaram o Curso: “Promotores de Desenvolvimento Territorial”, realizado pelo Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social (ConectaDel).
O curso foi realizado em vários módulos presenciais. Como parte da metodologia, os participantes deveriam desenvolver um projeto em cada cidade com o objetivo de fomentar o desenvolvimento, não somente da cidade específica, mas de toda a região. O programa previa o apoio financeiro para a aplicabilidade dos projetos, caso fossem aprovados.
Assim, durante a elaboração dos projetos, a chamada pública pela FPTI selecionou 140 participantes, constituindo 4 cidades polos: Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand, Medianeira e Cascavel. As turmas eram compostas por atores locais dos setores público e privado, que representaram ao todo 25 municípios do Paraná. Dentre os projetos aprovados, o nosso foi selecionado.
Os participantes de Matelândia, após vários encontros no curso ofertado pelo ConectaDel, além da troca de experiências e conhecimentos com lideranças e comunidade matelandiense, optaram por realizar um diagnóstico econômico-produtivo, com o objetivo de identificar as potencialidades e gargalos existentes em nosso Município.
Após escolhido o tema do Projeto intitulado como: “Diagnóstico econômico–produtivo do município de Matelândia", houve a elaboração e execução pelas representantes da Associação Comercial e Empresarial de Matelândia - ACIMA: Luciane Dal Pozzo Morgenstern, com o apoio da Carla Frank Lorentzen e Adriana de Col Mengarda; da Prefeitura Municipal de Matelândia: Fabiane Morello Stella e Ivanete Trois; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Medianeira: Professora Dangela Maria Fernandes e Escola Profissional Piamartina Instituto João XXIII de Matelândia: Joseane Fatima da Silva Biazus.
Diante da aprovação, no dia 06 de fevereiro de 2018, durante a realização da 30ª edição do Show Rural Coopavel na cidade de Cascavel, aconteceu o ato simbólico de assinatura dos projetos aprovados do Programa ConectaDel 2017 com apoio financeiro da Fundação PTI e Itaipu Binacional.
Após os trâmites legais, o projeto mencionado teve seu início em fevereiro de 2019, com a captação de orçamentos, avaliações e por fim, a escolha da empresa que realizaria o Diagnóstico. Em março de 2019 foi assinado o contrato com a Empresa Paradoxo Consultoria, de Porto Alegre, para a elaboração do diagnóstico proposto.
Após todas as etapas cumpridas do referido Projeto fez-se a construção de planos de ação direcionados aos setores identificados como prioritários para o desenvolvimento local.
Agradecimentos
"Em nome das instituições envolvidas neste projeto, agradecemos a todos que se fizeram presentes em inúmeras reuniões e encontros no qual tratamos o tema.
Mais do que agradecer, gostaríamos de deixar registrado o sentimento dos envolvidos e um pedido especial: não permitam o engavetamento deste importante estudo!
Foram muitas horas de pesquisa e de trabalho até chegar a esta importante conclusão, foram muitas pessoas envolvidas, que se fizeram presentes e participaram independente de condição partidária ou benefícios próprios. Todos se envolveram porque ACREDITAM NO POTENCIAL DE NOSSO MUNICÍPIO. Todos se envolveram porque DESEJAM UM MUNICÍPIO DESENVOLVIDO, e porque AMAM O LUGAR ONDE MORAM!
Que este estudo sirva de base para muitas ações, do lado público ou privado, independente de crença, condição partidária e interesse pessoal.
Que dele possam surgir oportunidades de um futuro melhor e muito promissor.
Nosso desejo é que esta semente produza frutos!"
ACIMA, PREFEITURA MUNICIPAL DE MATELÂNDIA, ESCOLA PIAMARTA DE MATELÂNDIA, UTFPR CAMPUS MEDIANEIRA E FPTI-BR.
Galeria de Fotos