PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Encontro Empresarial

quarta, 13 de setembro de 2017

Acima Realiza encontro Empresarial em Ramilandia, com Palestra sobre Inadimplência.

Ontem (12) a Associação Comercial e Empresarial de Matelândia juntamente com o Núcleo Empresarial de Ramilandia, promoveu o encontro empresarial na Câmara Municipal de Ramilandia.

O tema do encontro foi sobre “Como não perder dinheiro com para a inadimplência”.

Saber lidar com o tema e verificar as causas que levam o consumidor a essa situação, foram os temas abordados, bem como as ações para diminuir os prejuízos, com o Palestrante Eduardo Berndt de Marechal Candido Rondon.

Eduardo falou da concessão de crédito existe para alavancar as vendas, fazer giro de estoques e aumentar o faturamento da empresa. Nesta forma de venda, é comum que algumas parcelas desses valores não retornem, conforme a negociação firmada, a chamda inadimplência.

Berndt afirma que segundo o SPC, 46,5% os brasileiros inadimplentes que não têm condições de pagar as dívidas em atraso.

“Ele explica que a palavra-chave para concessão de crédito é confiança, caso contrário, o crédito se torna mais arriscado”. Toda concessão de crédito é baseada na confiança e conhecimento da situação atual do consumidor. Quanto mais garantias, ou conhecimento a empresa tiver do consumidor, menor será a chance de algo dar errado na negociação e gerar a inadimplência. Dar crédito envolve riscos, mas o empresário que estiver mais preparado consegue fazer com que esta ausência de retorno se torne plausível, não comprometendo a viabilidade da empresa.

O palestrante destaca ainda que, para o empresário, a concessão de crédito nunca foi tão delicada. Com juros altos, financeiras mais cautelosas na concessão, tudo se tornou mais caro. Precisamos mostrar ao empresário que através da concessão de crédito, o empresário está cedendo seu capital liquido e certo ao consumidor, e que é esse capital que viabiliza o funcionamento da sua empresa, por isso, é preciso rodear-se de ações que promovam a segurança da venda, fazendo uma análise ainda mais criteriosa da concessão de crédito.

Também foi tratado também será tratado sobre a importância da recuperação de crédito, o trabalho feito pelo setor de cobrança que promove a devolução do consumidor com parcelas em atraso ao mercado de consumo. A empresa precisa compreender que foi ela quem cedeu o crédito, e que precisa também ser participante ativa da devolução desse consumidor ao mercado de consumo. Consumidor sem crédito também é prejuízo para o empresário. É necessária a manutenção do fluxo contínuo de rendimentos, ou seja, se preocupar para quem estarei vendendo daqui seis meses, um ou dois anos.

Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Municipal e vereadores, bem como representantes da Cooperativa Lar, Sicredi, e Bradesco e empresários em geral.

Para Adriana empresária o encontro abriu seus olhos, eu já fazia a analise de credito, porem agora temos que nos fortalecer mais ainda e nos unir para que seja mais eficaz.

O presidente da Câmara parabenizou a Acima e o Núcleo pela iniciativa de estar trazendo mais conhecimento e ajudando a comunidade local.

Faz parte de empresa incentivar e promover o consumo consciente do crédito, assim sendo, empresário e consumidor saem ganhando.

Fonte: Sandra Amorim

Galeria de Fotos