DIAGNÓSTICO ECONÔMICO PRODUTIVO DE MATELÂNDIA
quinta, 28 de março de 2019
Na manhã da última quarta-feira 27, a ACIMA realizou a Assinatura do Contrato com a Empresa Paradoxo Consultoria de Porto Alegre (Professor Carlos Paiva) que fará o diagnóstico econômico-produtivo do município de Matelândia. O Diagnóstico é fruto de um Projeto aprovado pelo PROGRAMA REGIONAL DE FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL COM INCLUSÃO SOCIAL- CONECTADEL do ano de 2017 ofertado pelo FPTI- Fundação Parque Tecnológico Itaipu. Fazem parte do projeto junto a ACIMA e FPTI: Prefeitura Municipal de Matelândia, Escola Piamarta e UTFPR – Medianeira.
O evento reuniu várias lideranças do município junto às instituições que fazem parte do Projeto.
Para o Presidente da ACIMA Sr. Nelson Shozi Kamei “será realizado um ótimo trabalho pelo Professor Paiva para que tenhamos um município cada vez mais desenvolvido. E que as instituições trabalhando juntas, com certeza alcançaremos êxito neste projeto e nas ações que serão planejadas”.
Para o Prefeito Municipal Sr Rineu Menoncin “Matelândia é de todos nós. Se nós queremos uma Matelândia melhor, temos que buscar alternativas e eu vejo isso Sr. Nelson através do consenso de todas as pessoas que estão interessadas em um município melhor se unirem por um propósito, o que está acontecendo aqui hoje”.
Professor Paiva aproveitou o momento e apresentou uma análise preliminar que irá nortear o Diagnóstico.
Ao final de sua apresentação e assinatura do Contato, Professor Paiva concedeu entrevista ao Assessor de Imprensa de nosso município Cesar Berguer. “Foi um momento muito importante em que nós buscamos alguns dados novos, em particular eu apresentei aqui a dinâmica e performance recente de Matelândia no interior da microrregião de Foz do Iguaçu e os resultados foram muito alvissareiro, muito mais inclusive do que eu poderia esperar, na medida que a gente estava em contato ainda na contratação. Matelândia junto com Itaipulândia e Medianeira, o único município da microrregião de Foz que apresenta crescimento da participação relativa em todos os segmentos da Produção estatisticamente, ou seja, aumenta sua participação na agropecuária dentro da microrregião de Foz e no Paraná apresenta crescimento na Indústria na microrregião de Foz e no Paraná também, e apresenta um crescimento não tão expressivo mas que nós vamos analisar com detalhes, mas ainda assim um crescimento na participação em serviços, ou seja, não é apenas que Matelândia esteja crescendo, Matelândia está crescendo acima da média dos demais municípios do Paraná e acima da média dos municípios da microrregião de Foz. De outro lado, nós observamos um ou dois pontos que vão estar no nosso foco. O primeiro é que o crescimento em serviços é menor que o crescimento da Indústria e Agropecuária.” (...) “Nós temos que pensar, analisar com detalhes estes elementos e ver como poderíamos fortalecer o comércio local de tal maneira que ele segurasse no próprio território aqueles rendimentos que são aferidos na produção, mantivesse uma taxa de crescimento similar; assim como crescem a indústria e a agropecuária esperamos que o comércio venha a crescer também e ao mesmo tempo identificamos pouca diversificação produtiva no município, com algum potencial em algumas áreas mais ainda sub exploradas, em particular no setor metal mecânico. Matelândia tem pequenas e médias empresas ligadas ao setor metal mecânico associadas ao fornecimento de insumos para a agricultura e para o abate e que podem vir a crescer significativamente. Nós temos que conversar com os agentes, empresários e analisar que gargalos e obstáculos eles enfrentam hoje para fazer com que tenham um crescimento mais expressivo.
Ao finalizar sua entrevista Professor Paiva disse que terá aproximadamente um mês e meio para realizar uma análise mais detalhada, que para comparação será necessário outros municípios do entorno para maior segurança a respeito da estrutura produtiva e do crescimento relativo. Após a realização deste mapeamento, o Professor retornará ao município para apresentar estes dados e na sequência dar início às entrevistas com os segmentos produtivos que forem identificados como maior potencial de crescimento e portadores de gargalos e dificuldades para a Realização do Planejamento.
As instituições parceiras neste projeto agradecem a presença de todos e frisam a importância da participação de toda comunidade e lideranças nas próximas atividades.
Galeria de Fotos