PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Caciopar apresenta revista sobre a importância do voto consciente

quinta, 25 de agosto de 2022

Caciopar apresenta revista sobre a importância do voto consciente

Uma revista com 28 páginas foi pré-lançada no sábado pela Caciopar, durante reunião empresarial na Acismi, em São Miguel do Iguaçu, com a finalidade de se somar às ações da campanha Vote Certo. O objetivo do material é levar ao eleitor informações capazes de contribuir para a escolha do melhor candidato possível nas eleições de outubro, que represente e tenha conexões com os interesses da região Oeste do Paraná.

A revista, que será lançada oficialmente dia 1º de setembro,  foi apresentada pelo ex-presidente e diretor de Comunicação Mario César Costenaro, que deu detalhes sobre a publicação que circulará a partir do início de setembro em versões digital e impressa. A Somos Oeste, edição especial Eleições 2022, fala sobre a história do voto no mundo e no Brasil, da conquista do direito de votar por públicos específicos, como a mulher, apresenta indicadores gerais do pleito em todo o Brasil e traz perguntas e respostas sobre os principais questionamentos feitos pelo eleitor.

O material ainda conta com uma entrevista especial com o advogado Ruy Fonsatti Júnior, sobre mudanças na legislação eleitoral, depoimentos de ex-presidentes da Caciopar sobre a importância do voto consciente e de ter boa representatividade nas casas legislativas e artigos especializados assinados por pessoas que vivem o processo eleitoral no dia a dia. A revista se alia a outras ações do Vote Certo, como peças publicitárias divulgadas ao longo do último um ano, vídeos orientativos e informativos e áudios específicos para rádios e outras mídias.

Mudanças

Fonsatti apresentou, aos cerca de oitenta empresários presentes à reunião na Acismi, informações sobre mudanças na legislação válidas já para o pleito de 2022. Ele falou sobre quociente eleitoral, sobre o fim das coligações na eleição proporcional e de alterações que tiram a força do chamado puxador de votos. Com base em números das eleições de 2014 e 2018, ele detalhou as novas fórmulas de cálculo consideradas para eleger representantes nas novas casas legislativas.

O advogado explicou as razões de o sistema proporcional ser considerado pela grande maioria dos analistas e especialistas políticos como o melhor modelo para representar com mais fidelidade a sociedade que temos hoje. Ela acaba por compor de forma considerada mais justa o Legislativo com base nos reais estratos sociais. O encontro empresarial ainda contou com palestras do professor pós-doutor Claudio Rojo e do diretor de Coordenação da Itaipu, General Luiz Felipe Carbonell.

Fonte: site Caciopar

Galeria de Fotos