PROGRAMA
EMPREENDER
PROGRAMA
EMPREENDER
CONVÊNIOS
CONVÊNIOS
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
SERVIÇOS
E SOLUÇÕES
Avicultura
quinta, 26 de janeiro de 2017
Mesmo em ano de dificuldades, produção avícola paranaense cresce 4%
Um setor resistente, assim se mostrou a avicultura paranaense perante os desafios impostos em 2016 como a alta exorbitante no preço dos insumos, que impactou diretamente nos custos de produção, e as instabilidades políticas e econômicas do país. Com força para superar desafios, o segmento apresentou crescimento de aproximadamente 4% no volume total de abate de frango no ano passado, totalizando 1,75 bilhão de cabeças ante 1,68 bilhão em 2015, apontam dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar).
Ainda de acordo com o levantamento, a região Oeste foi a que mais teve representação na produtividade, respondendo por 31% dos abates, seguida do Norte Central (21%) e do Sudoeste (20%). Desta produção, 67,5% foi destinada ao consumo interno. Para o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, os números são considerados uma vitória. “A grande conquista da avicultura foi exatamente em função desse grande desafio dos insumos e, mesmo com os elevados preços, conseguimos crescer. Foi por meio da eficiência e da busca de aprimoramento das indústrias que alcançamos esse progresso”, explica.
Nas exportações, também foi possível conquistar crescimento nos índices. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Paraná embarcou 1,55 milhão de toneladas em 2016 contra 1,48 milhão em 2015, apresentando um aumento de 4,7%. Com isso, o Paraná foi responsável por aproximadamente 35% das exportações de carne de frango do país.
Esse desempenho retornou o valor de faturamento total de US$ 2.320.072.531 no ano. Entre os principais destinos do frango paranaense estão Arábia Saudita com 310 mil toneladas, China (206 mil), África do Sul (124 mil), Emirados Árabes (116 mil) e Japão (101 mil). Ao todo, o estado embarca a proteína para mais de 160 países, incluindo Europa e Ásia, respeitando as mais rígidas normas de sanidade e qualidade.
Expectativa
Com a recuperação da economia prevista para 2017, aliada à boa expectativa em relação ao plantio de milho, que deve apresentar um incremento na área plantada e no volume de colheita, equilibrando os estoques, o Sindiavipar espera um crescimento entre 3% e 6% na produção e exportação de carne de frango no estado neste ano.
Sobre o Sindiavipar
O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) representa 44 abatedouros, incubatórios e frigoríficos paranaenses. Desde sua fundação, em 1992, o Sindiavipar tem trabalhado para o crescimento da avicultura do estado, buscando sempre representatividade no mercado interno e externo. Atualmente, o Paraná é o maior produtor e exportador nacional, além de referência em sanidade avícola e responde por mais de 35% das exportações de carne de frango do país, embarcando o produto para mais de 160 países em todo o mundo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Festivendas 2025 especial de dia dos Pais
Matelândia abre oficialmente a XII Quermesse de Inverno em celebração aos 65 anos de emancipação político-administrativa
Campanha “Moro Aqui, Compro Aqui” incentiva compras no comércio local e fortalece a economia de Matelândia
ASSOCIADOS
TOP JEANS
R rui barbosa
Telefone: (45) 9913-9651
CARLA CAROLINE STEIN TRINDADE
11A AVENIDA JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA
Telefone:
LANCHONETE E RESTAURANTE CARRETEIROS
AV TANCREDO NEVES
Telefone: (45) 9991-2151
Galeria de Fotos
© Copyright 2025 ACIMA. Todos os direitos
reservados.
Desenvolvido por
Zion ACES
ACIMA e os cookies: nosso site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência na navegação. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade .
Data de emissão: 07/08/2025 Solicitante: Empresa em que o solicitante trabalha:
-
,
Telefone: CPF/CNPJ: |
Serviços |
---|