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ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE MATELÂNDIA COMPLETA 44 ANOS DE HISTÓRIA

quarta, 19 de maio de 2021

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE MATELÂNDIA COMPLETA 44 ANOS DE HISTÓRIA

Na terça-feira 18 de Maio a ACIMA comemorou seus 44 anos.

Conheça um pouco sua trajetória:

Em 30 de abril de 1977, nas dependências do Clube Esportivo Aymoré, houve uma reunião denominada Assembleia Geral para discutir a fundação da Associação Comercial e Industrial de Matelândia, a ACIMA. Em caráter provisório, nomeou-se naquela oportunidade uma Diretoria de organização dos tramites necessários para criação da  ACIMA. Esta diretoria provisória, contava com a participação do Sr. José Ramos Filho como presidente, o Sr. Olmar Gavazzoni como secretário, o Sr. Amantino Pandolfo como tesoureiro e o Sr. Ederaldo C. Camargo responsável pelas relações públicas.

 

Este “time” seria o principal responsável por pelos detalhes da Constituição do Estatuto, mobilização de empresários entre outros necessários para a fundação de uma entidade tão importante, e segundo combinado, na sequencia sim se realizaria a eleição e Posse dos nomes que iriam compor a primeira diretoria oficial da ACIMA.

Só em 18 de maio de 1977, discutiu-se e aprovou-se o primeiro estatuto, e consolidou-se a fundação da ACIMA – Associação Comercial e Industrial de Matelândia. Esta foi composta pelas seguintes empresas:

Ildo Faller; Vitorio A. Reginato; Auto Posto e Acessórios Ramilândia; Dautas e Ribeiro; Hermes Macedo S/A; Madeireira Sul Americana Ltda; Lojas Vigorelli; Rádio Matelândia Ltda; Fundicão Bandeirantes Ltda; Papelaria Cultura Ltda; Plásticos Matelândia S/A; A Sportlandia; Supermercado Matelândia S/A; Comercial Matelândia Ltda; Teruo e Kassia Okada Ltda; Metalurgica Debona Ltda; Oficina Mecanica Tres D`Car  Ltda; Comercial Armarinhos Franco Ltda; Jorge Jesus Ltda; Nativa Comercio de Cereais e Café Ltda; Sindicato Rural e Patronal de Matelândia; Colonizadora Matelândia Ltda; Dr Ari Silvestre; Selida Harmel Zwerewvicz Ltda; Papelaria Alva Ltda; Madeireira Ata; Catarina Ltda; Transportadora Bertarioli Ltda; Tropical Madeiras Ltda; Santi e Branco Ltda; Secos e Molhados Martini Ltda.

Na sequência desta história, em 18 de junho de 1977, aconteceu a Eleição e Posse da primeira diretoria da ACIMA, tendo como:

Presidente: Sr. Ari Silvestre

1º Vice : Igno Maimar

2º Vice : Carlos Henrique Catharino

Secretario Geral: Waldir Ustsh

1º Secretário : Antonio Manoel Franco

2º Secretário: Gelso Saceli

Tesoureiro Geral: Aucelmo Gouadeses Orlando

1º Tesoureiro: Alcides Bascheti

2º Tesoureiro: Giubelino Valcarenghi

Conselho Deliberativo: Oliveira Mendonça, Alcide Turri, Claudir Reginato, Saul Debona, Ildo Faller, Abelio Custodio Jorge, Santo Zancheti, Edilson Dalcsa Rodrigues, Alexandre Massarolo, Amantino Pandolfo, Ary Zwerewicz, Mario Oro, Altenor Bertacoli.

Iniciando suas ações, o primeiro serviço implantado na ACIMA foi o SEPROC, hoje denominado SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Observa-se também que o primeiro curso apoiado pela ACIMA foi um curso para garçons, ainda no ano de sua fundação. Desde aquela época, já havia a preocupação com a inadimplência e com capacitação de pessoas. No decorrer dos anos, criou-se o Festivendas, com o objetivo de fomentar as vendas do comércio local entre outras inúmeras ações.

E assim foi se construindo uma história, cheia de desafios e avanços significativos, graças à participação e apoio de cada empresa, cada presidente, cada diretor, cada colaborador, cada parceiro que aqui deixou sua parcela de contribuição.

Os tempos mudaram e a ACIMA acompanhou estas mudanças. A entidade que ora havia sido fundada para representar a indústria e comércio local, hoje tem uma Missão ainda maior e clara para todos os envolvidos em suas ações. Esta missão consiste em “Estimular, desenvolver e integrar o meio empresarial e a comunidade por meio do associativismo.”

Somos “AGENTE DE DESENVOLVIMENTO LOCAL”, por isso, todas as ações pela ACIMA realizadas estão de alguma forma fundamentadas em prol do Desenvolvimento Local. Sempre prezando pela ética, profissionalismo, transparência, credibilidade, comprometimento e o suprapartidarismo que são nossos valores. Prova disso, foi no ano de 2019 e 2020 a Entidade receber o selo ouro no PCGF - Programa de Certificação em Gestão da FACIAP (Federação das Associações Comerciais do Paraná) que tem como objetivo alavancar o seus respectivos desempenhos organizacionais, através da melhoria de processos e implantação de ferramentas de boas práticas de gestão, para que se tornem sustentáveis e gerem valor para seus associados e comunidades. 

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