PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Agronegócio

quarta, 26 de abril de 2017

Evento técnico na Expo Matelândia contou com palestrantes renomados

Durante a Expo Matelândia, foi realizado o evento Técnico do Agronegócio, que contou com a participação de diversos palestrantes como Danilo Vendruscolo, do Programa Oeste em Desenvolvimento; Flavio Rocha, do PTI; Antonio Leonel Poloni, assessor da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP); Elias Zidek, diretor da Frimesa; Walber Braga, representando a Unila por meio do PTI – Câmara de Energia Renováveis. O evento, que aconteceu no último dia 8, tratou de diversos assuntos importantes para as cadeias do agronegócio. 

A abertura foi feita por Danilo Vendruscolo, que falou sobre o Programa Oeste em Desenvolvimento e sua contribuição para o crescimento local. Ele assumiu a diretoria do Oeste em Desenvolvimento há poucos meses. “Os desafios são grandes e as metas bastante ousadas, o intuito é dar sequência ao trabalho que Mario Costenaro vinha fazendo e que foi muito bem realizado”, disse ele.

Segundo ele, o foco de fato é unir todas as forças cooperativas, como Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, prefeitos da região, a Caciopar, que é a coordenadoria do Oeste, e as universidades, para dentro do programa e promover debates para que todos possam construir algo de forma conjunta. “Não existe nenhuma construção de uma sociedade desenvolvida senão a feita de forma democrática e participativa com todos os atores”, disse ele.

Poloni, da FAEP, falou sobre a importância econômica da sanidade agropecuária e lembrou que há muito a melhorar. “Temos que ter a barreira sanitária fechada, sem riscos, por isso se faz necessária a criação dos conselhos de sanidades”, afirmou.

Já Zidek, da Frimesa, falou sobre a reestruturação e fortalecimento dos conselhos de sanidade. “Não adianta produzir se não temos qualidade total. Acabou a era do mais ou menos, todas as cadeias devem se adequar e cumprir os protocolos para termos excelência”. Isso porque até 2020 todas as propriedades terão que cumprir os protocolos de segurança alimentar, lembrou ele. 

Walber Braga, que representou a Unila, tratou sobre o futuro das energias. De acordo com ele, há a necessidade urgente das energias renováveis. “A falta energia é um ponto crucial nas grandes usinas, principalmente na gerada no Brasil que vem de três fontes primarias: hidráulica, termoelétrica e eólica”, afirmou ele. “Por isso, as cadeias produtivas precisam conhecer as possibilidades de produção de energia para distribuir ou usar em sua propriedade”. 

Na opinião de Carlos Franco, presidente da Associação Comercial de Matelândia (ACIMA), as palestras foram de suma importância para a Expo Matelândia e para fomentar o agronegócio.

Fonte: Acima

Galeria de Fotos