ACIMA completará 46 anos de história
quinta, 04 de maio de 2023
No dia 18 de Maio, a ACIMA completa 46 anos de história
Conheça nossa trajetória:
Em 30 de abril de 1977, nas dependências do Clube Esportivo Aymoré, houve uma reunião denominada Assembleia Geral para discutir a fundação da Associação Comercial e Industrial de Matelândia, a ACIMA. Em caráter provisório, nomeou-se naquela oportunidade uma Diretoria de organização dos tramites necessários para criação da ACIMA. Esta diretoria provisória, contava com a participação do Sr. José Ramos Filho como presidente, o Sr. Olmar Gavazzoni como secretário, o Sr. Amantino Pandolfo como tesoureiro e o Sr. Ederaldo C. Camargo responsável pelas relações públicas.
Este “time” seria o principal responsável por pelos detalhes da Constituição do Estatuto, mobilização de empresários entre outros necessários para a fundação de uma entidade tão importante, e segundo combinado, na sequencia sim se realizaria a eleição e Posse dos nomes que iriam compor a primeira diretoria oficial da ACIMA.
Só em 18 de maio de 1977, discutiu-se e aprovou-se o primeiro estatuto, e consolidou-se a fundação da ACIMA – Associação Comercial e Industrial de Matelândia. Esta foi composta pelas seguintes empresas/empresários:
Ildo Faller
Vitorio A. Reginato
Auto Posto e Acessórios Ramilândia
Dautas e Ribeiro
Hermes Macedo S/A
Madeireira Sul Americana Ltda
Lojas Vigorelli
Rádio Matelândia Ltda
Fundicão Bandeirantes Ltda
Papelaria Cultura Ltda
Plásticos Matelândia S/A
A Sportlandia
Supermercado Matelândia S/A
Comercial Matelândia Ltda
Teruo e Kassia Okada Ltda
Metalurgica Debona Ltda
Oficina Mecanica Tres D`Car Ltda
Comercial Armarinhos Franco Ltda
Jorge Jesus Ltda
Nativa Comercio de Cereais e Café Ltda
Sindicato Rural e Patronal de Matelândia
Colonizadora Matelândia Ltda
Dr Ari Silvestre
Selida Harmel Zwerewvicz Ltda
Papelaria Alva Ltda
Madeireira Ata
Catarina Ltda
Transportadora Bertarioli Ltda
Tropical Madeiras Ltda
Santi e Branco Ltda
Secos e Molhados Martini Ltda
Na sequência desta história, em 18 de junho de 1977, aconteceu a Eleição e Posse da primeira diretoria da ACIMA, tendo como:
Presidente: Sr. Ari Silvestre
1º Vice : Igno Maimar
2º Vice : Carlos Henrique Catharino
Secretario Geral: Waldir Ustsh
1º Secretário : Antonio Manoel Franco
2º Secretário: Gelso Saceli
Tesoureiro Geral: Aucelmo Gouadeses Orlando
1º Tesoureiro: Alcides Bascheti
2º Tesoureiro: Giubelino Valcarenghi
Conselho Deliberativo: Oliveira Mendonça, Alcide Turri, Claudir Reginato, Saul Debona, Ildo Faller, Abelio Custodio Jorge, Santo Zancheti, Edilson Dalcsa Rodrigues, Alexandre Massarolo, Amantino Pandolfo, Ary Zwerewicz, Mario Oro, Altenor Bertacoli.
Iniciando suas ações, o primeiro serviço implantado na ACIMA foi o SEPROC, hoje nominado SPC.
Observa-se também que o primeiro curso apoiado pela ACIMA foi um curso para garçons, ainda no ano de sua fundação. Desde aquela época, já havia a preocupação com a inadimplência e com capacitação de pessoas. No decorrer dos anos, criou-se o Festivendas, com o objetivo de fomentar as vendas do comércio local entre outras inúmeras ações.
E assim foi se construindo uma história, cheia de desafios e avanços significativos, graças à participação e apoio de cada empresa, cada presidente, cada diretor, cada colaborador, cada parceiro que aqui deixou sua parcela de contribuição.
Os tempos mudaram e a ACIMA acompanhou estas mudanças. A entidade que ora havia sido fundada para representar a indústria e comércio local, hoje tem uma Missão ainda maior e clara para todos os envolvidos em suas ações. Esta missão consiste em “Estimular, desenvolver e integrar o meio empresarial e a comunidade por meio do associativismo.”
Somos “AGENTE DE DESENVOLVIMENTO LOCAL”, por isso, todas as ações pela ACIMA realizadas estão de alguma forma fundamentadas em prol do Desenvolvimento Local. Sempre prezando pela ética, profissionalismo, transparência, credibilidade, comprometimento e o suprapartidarismo que são nossos valores.
Hoje disponibilizamos aos nossos associados serviços com condições diferenciadas e competitivas, convênios de descontos especiais e promovemos capacitações que venham a agregar conhecimento e profissionalização aos empresários e seus colaboradores. Além de promovermos eventos que gerem oportunidades de negócios.
Desenvolvemos e participamos ativamente de ações na comunidade, como: Programa Oeste em Desenvolvimento; Programa Empreender com as formações de Núcleos Setoriais; Comitê Gestor Municipal; Comitê Territorial dos Pequenos Negócios (CTPN); Grupos de Trabalho de Associativismo e demais grupos ligados à Lei Geral.
Temos o orgulho em dizer que a ACIMA é certificada pela FACIAP – Federação das Associações Comerciais do Paraná com o Selo Ouro no PCGF – Programa de Certificação em Gestão da FACIAP. (Neste ano de 2023 recebemos o 4º selo ouro consecutivo). Programa este, que tem como objetivo alavancar o desempenho das associações, através da melhoria de processos e implantação de ferramentas de boas práticas de gestão, para que se tornem sustentáveis e gerem valor para seus associados e comunidade.
Portanto, a dedicação de nossos associados, diretoria, equipe de colaboradores, e o apoio incondicional dos nossos patrocinadores oficiais, tem servido de incentivo e promoção ao desenvolvimento local.
Seguindo juntos, seguimos fortes.
Galeria de Fotos