PROGRAMA
EMPREENDER

CONVÊNIOS

SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

ACIMA, 45 anos de História

sexta, 13 de maio de 2022

Em 30 de abril de 1977, nas dependências do Clube Esportivo Aymoré, houve uma reunião denominada Assembleia Geral para discutir a fundação da Associação Comercial e Industrial de Matelândia, a ACIMA. Em caráter provisório, nomeou-se naquela oportunidade uma Diretoria de organização dos tramites necessários para criação da  ACIMA. Esta diretoria provisória, contava com a participação do Sr. José Ramos Filho como presidente, o Sr. Olmar Gavazzoni como secretário, o Sr. Amantino Pandolfo como tesoureiro e o Sr. Ederaldo C. Camargo responsável pelas relações públicas. Este “time” seria o principal responsável por pelos detalhes da Constituição do Estatuto, mobilização de empresários entre outros necessários para a fundação de uma entidade tão importante, e segundo combinado, na sequencia sim se realizaria a eleição e Posse dos nomes que iriam compor a primeira diretoria oficial da ACIMA.

Só em 18 de maio de 1977, discutiu-se e aprovou-se o primeiro estatuto, e consolidou-se a fundação da ACIMA – Associação Comercial e Industrial de Matelândia tendo como Presidente: Sr. Ari Silvestre, 1º Vice : Igno Maimar; 2º Vice : Carlos Henrique Catharino; Secretario Geral: Waldir Ustsh; 1º Secretário : Antonio Manoel Franco; 2º Secretário: Gelso Saceli; Tesoureiro Geral: Aucelmo Gouadeses Orlando; 1º Tesoureiro: Alcides Bascheti; 2º Tesoureiro: Giubelino Valcarenghi. Conselho Deliberativo: Oliveira Mendonça, Alcide Turri, Claudir Reginato, Saul Debona, Ildo Faller, Abelio Custodio Jorge, Santo Zancheti, Edilson Dalcsa Rodrigues, Alexandre Massarolo, Amantino Pandolfo, Ary Zwerewicz, Mario Oro, Altenor Bertacoli.

Iniciando suas ações, o primeiro serviço implantado na ACIMA foi o SEPROC, hoje denominado SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). O primeiro curso apoiado pela ACIMA foi um curso para garçons, ainda no ano de sua fundação. Desde aquela época, já havia a preocupação com a inadimplência e com capacitação de pessoas. No decorrer dos anos, criou-se o Festivendas, com o objetivo de fomentar ainda mais as vendas do comércio local em datas comemorativas (Mães, Pais, Natal) entre outras inúmeras ações.

E assim foi se construindo uma história, cheia de desafios e avanços significativos, graças à participação e apoio de cada empresa, cada presidente, cada diretor, colaborador, parceiro, patrocinador que aqui deixou sua parcela de contribuição.

Os tempos mudaram e a ACIMA acompanhou estas mudanças. A entidade que ora havia sido fundada para representar a indústria e comércio local, hoje tem uma Missão ainda maior e clara para todos os envolvidos em suas ações: “Estimular, desenvolver e integrar o meio empresarial e a comunidade por meio do associativismo.”

Somos “AGENTE DE DESENVOLVIMENTO LOCAL”, por isso, todas as ações pela ACIMA realizadas estão de alguma forma fundamentadas em prol do Desenvolvimento Local. Sempre prezando pela ética, profissionalismo, transparência, credibilidade, comprometimento e o suprapartidarismo.

Fonte: ACIMA

Galeria de Fotos