Tendências de negócio para 2019
segunda, 16 de setembro de 2019
Quem quer montar uma empresa deve estar preparado para resolver os problemas do público e também investir em inovação.
O que é necessário para montar um negócio? Se chegou até aqui, você pode estar se fazendo essa pergunta. Afinal, você tem um dinheirinho guardado e muita disposição para fazer acontecer. O problema é que ainda não sabe muito bem em que segmento investir.
Tudo bem, nós estamos aqui para ajudar você a se tornar um empreendedor de sucesso. E lá vai a primeira dica: para alcançar a glória, é preciso estar disposto a aprender, já que todo negócio que prospera deve entender o que o público precisa, descobrir a sua dificuldade e apresentar uma solução que melhore a vida das pessoas.
Isso quer dizer que montar uma empresa de sucesso requer muita inovação – e coragem também! Afinal, estamos falando de criar soluções que ainda não existem e muitas vezes esbarrar na falta de investimento.
E então, está pronto para fazer algo diferente e que transforme a realidade? Separamos algumas tendências de mercado que envolvem uma boa oportunidade de crescimento.
Não esqueça que estamos na era digital, portanto, inovações acontecem constantemente e quem inova sempre tem mais chance de ter um negócio bem-sucedido.
Aquecimento global não é novidade para ninguém. É comum ouvirmos notícias sobre como a sustentabilidade é importante nesses tempos de desequilíbrio ambiental. E será que a sua empresa pode fazer alguma coisa para tornar o planeta mais sustentável?
A ecoinovação vai estar muito em voga agora em 2019. Trata-se de uma estratégia empresarial que tem a sustentabilidade como inspiração para criar modelos de negócios diferenciados. Seu objetivo é aumentar a competitividade das empresas com base na adoção de práticas de responsabilidade socioambiental.
A sua empresa pode entrar nesse ciclo ao inovar em produtos e serviços que estejam relacionados ao emprego de recursos e insumos de maneira mais eficiente. Isso envolve, por exemplo, negócios voltados a:
Há uma onda consciente se ampliando no mercado. Em muitos casos, o consumismo tem ficado de fora da pauta econômica, dando espaço para o compartilhamento, e a isso tem se dado o nome de economia colaborativa.
Mais uma vez, a preocupação ambiental aparece como um dos principais motivadores de desenvolvimento de negócios. Isso quer dizer que agora é a hora de investir na troca de serviços e objetos para ter sucesso nos negócios.
Como o modelo de negócio é baseado no compartilhamento, a ideia é que os dois lados (quem oferece os serviços ou produtos e quem os usa) sejam beneficiados. E a sua empresa pode ajudar a mediar essa relação de troca.
Você pode, por exemplo, desenvolver aplicativos que ajudem pessoas com necessidades específicas a encontrar outras que tenham soluções para seus problemas, como:
Você pode, ainda, criar espaços compartilhados para que as pessoas:
Fintechs são as queridinhas do momento. Sabe por quê? Porque elas oferecem serviços bancários, mas cobram bem menos que os bancos, e são extremamente eficientes, já que usam a melhor tecnologia para entregar resultados aos seus clientes.
Dessa maneira, elas têm tudo a ver com o que se espera de um negócio promissor hoje em dia: mudam o relacionamento das pessoas com o universo da economia ao melhorar a experiência do público com instituições bancárias e financeiras.
Aproveitando a agilidade dos negócios digitais, a sua empresa pode começar a atuar nesse ramo, para inovar nos serviços financeiros, muito conhecidos por sua burocracia. Veja algumas ideias de temas em que você pode investir e desenvolver negócios inovadores:
Falar em tempo real com o seu cliente é a tendência de atendimento. Hoje não existe mais barreira para se relacionar com alguém. Com as redes sociais e os aplicativos de bate-papo, tudo o que basta é enviar uma mensagem instantânea.
Quando se trata do relacionamento com o cliente, as empresa precisam estar preparadas para responder os contatos rapidamente. A clientela quer tirar dúvidas, fazer reclamações enviar sugestões e, sobretudo, resolver problemas o mais rápido possível.
Hoje em dia, existem ferramentas para realizar essa tarefa. São os bots, programas de computador que simulam uma pessoa na conversação. A sua startup pode investir na criação desses programas e oferecer o produto para empresas, é sucesso na certa.
Nunca se falou tanto em saúde e bem-estar. Por isso, tem-se buscado cada vez mais produtos naturais. E essa é uma ótima oportunidade para você, que quer montar um negócio no ramo de alimentação. O que vai fazer a diferença em 2019 é oferecer produtos e serviços customizados, buscando atender as necessidades (e restrições) alimentares do seu público consumidor.
Assim, no segmento de alimentação alternativa, há algumas tendências em que investir, como os alimentos sem glúten e sem lactose. A procura por esse tipo de produto é tanta que em 2018 a maior taxa de crescimento entre os alimentos industrializados foi justamente a dos considerados saudáveis.
Outra aposta do setor são os orgânicos. Vivemos um momento de alerta contra os perigos do uso de agrotóxico e transgênicos na nossa alimentação. Por isso, quem oferecer produtos livres de veneno vai ser muito valorizado. Pesquisa da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário aponta que a produção orgânica nacional vem crescendo a cada ano, mas que a demanda ainda não está sendo suprida.
O Brasil é um dos maiores consumidores de cerveja do mundo, e a média anual de litros consumidos por habitante cresce a cada ano. Uma pesquisa realizada pelo Ibope revelou que a cerveja é a bebida preferida de 2/3 dos brasileiros para comemorações.
Isso torna o mercado de cervejas um campo a ser explorado. Principalmente porque há uma busca enorme por sabores diferenciados, o que é encontrado nas cervejas artesanais. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, espera-se que até o próximo ano existam mais de 350 cervejarias artesanais no país.
No Brasil, o food truck já virou febre. É que muitos empresários viram nesses restaurantes sobre rodas uma chance de inovar no serviço de alimentação. As vantagens são o custo mais baixo que o de um estabelecimento físico e um contato mais próximo com o público.
No entanto, a moda pode ter deixado o mercado um pouco saturado. Mas é justamente aí que entra a sua criatividade para se dar bem nesse setor. Claro que uma boa análise de concorrência é indispensável, mas o mercado ainda tem espaço para quem sabe como inovar e está afinado com as necessidades dos clientes.
No seu novo food truck, você pode:
Com a recuperação da economia brasileira e a inflação sob controle, além da estabilidade nas taxas de juros e câmbio, 2019 dá esperanças para quem quer empreender. É isso o que mostra o Relatório Negócios Promissores em 2019, elaborado pelo Sebrae.
Não se esqueça de planejar
A abertura e o gerenciamento de um novo negócio exigem um conjunto de habilidades e conhecimentos, como entender o mercado, o público e planejar bem cada etapa. Uma boa administração considera, também, estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa, ainda, por muita criatividade e inovação.
Para iniciar bem o seu novo negócio, nós criamos um roteiro para você seguir e, assim, facilitar o seu trabalho.
Galeria de Fotos