Dia Dos Pais
sexta, 11 de agosto de 2017
Dia dos Pais: uma ótima data para fidelizar seus clientes
O Dia dos Pais se aproxima e, para fugir da crise que atingiu 2016 (quando as vendas tiveram o pior desempenho desde 2005, segundo o indicador da empresa de consultoria Serasa Experian), os empresários precisam buscar alternativas capazes de atrair mais clientes, cativar os consumidores e impulsionar seus negócios. Quando bem explorada, a data é bastante promissora.
Entre as diversas estratégias adotadas a fim de melhorar as vendas, uma delas se destaca entre as empresas que priorizam melhorar o relacionamento com seus clientes: a fidelização.
Mas, em termos objetivos, o que é fidelizar?
Para tal, as ações de marketing e o bom treinamento das equipes de venda são essenciais. Não adianta desenvolver um plano de gestão muito preciso no papel se a execução e a comunicação não estiverem em sintonia.
As campanhas precisam ter o timing correto. E iniciá-las em datas comemorativas de grande apelo ou impacto, como o Dia dos Pais, aumenta as chances de efetividade do projeto.
A ideia principal da fidelização é encantar o cliente, melhorar a experiência de compra e torná-lo engajado com a proposta dos produtos e serviços adquiridos. Tudo para aumentar as chances de que ele retorne e consuma novamente.
Quando o consumidor percebe que existe a preocupação constante (e real) com a sua satisfação, as chances de se tornar fiel são maiores. Assim um cliente insatisfeito, além de não consumir mais, poderá fazer publicidade negativa em diversos veículos de comunicação, redes sociais e órgãos de defesa do consumidor.
Dica de gestão: As ações de fidelização não são o fim, mas sim os meios de conseguir mais conversões e aumento nos tíquetes médios. Portanto, o negócio precisa estar bem estruturado para atender com qualidade, agilidade, confiabilidade e da forma mais individual possível.
Então, alguns questionamentos são essenciais para conseguir melhor aderência e precisão:
No mundo
Vários institutos de pesquisa no mundo acompanham a evolução dos programas de fidelidade. A seguir estão alguns dados divulgados por eles:
No Brasil
No Brasil não há muitas pesquisas sobre programa de fidelidade, especialmente se forem direcionadas às micro e pequenas empresas. Seguem alguns dados que podem auxiliar na tomada de decisão.
Após fazer esses estudos, é preciso avaliar as respostas (que devem ser as mais sinceras possível) e usar a criatividade para oferecer aquilo que o público deseja.
Muitos pensam em um programa de fidelidade como um programa de recompensas, ou seja, uma empresa oferece pontos em troca da compra de produtos/serviços e você utiliza estes pontos para adquirir novos produtos/serviços da mesma empresa.
Esse tipo de iniciativa não garante a lealdade se não acrescentar algo para melhorar a experiência do cliente. As recompensas podem, sim, ser o motor propulsor para quem compra pela primeira vez, mas reforçar as vantagens durante as primeiras experiências de um cliente com uma marca pode tornar o relacionamento duradouro.
O atendimento deve ser diferenciado, de forma a fazer com que o cliente se sinta confortável no ato da compra, e não forçado a adquirir o produto. Investir em treinamentos constantes dos funcionários traz benefícios recompensadores ao negócio, refletindo na satisfação do público atendido.
O Customer Relationship Management (CRM), por exemplo, é uma ferramenta que pode melhorar a qualidade do atendimento. Ele é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que reúne dados e informações sobre as preferências do consumidor.
Galeria de Fotos